top of page

30 Filmes de Terror sobre Bruxas

Seja nos livros de história, nos contos infantis ou através da cultura pop, todos nós já nos deparamos com ao menos uma das inúmeras representações possíveis sobre bruxas, essas figuras muito atreladas ao papel do feminino, e que podem ser colocadas como vítimas ou vilãs, dependendo de quem conta a história. No terror, isso não é diferente, e ao longo dos anos tivemos inúmeros filmes sobre bruxas que retratam desde os períodos de Inquisição, até a liberdade de experimentação de práticas mágicas do mundo contemporâneo.



No nosso episódio do Especial Halloween 2021 dessa semana falamos um pouco sobre essa figura, alguns dos exemplares mais importantes e memoráveis ao longo da história, e também demos várias outras indicações que consideramos essenciais. Mas também sabemos que existem inúmeros outros que por vezes podem passar despercebidos até para os fãs, e foi pensando nisso que listamos 30 filmes meio “desconhecidões” sobre bruxas para você começar a maratonar ainda neste final de semana!

 

A Rena Branca (1952)

Valkoinen Peura


DIR. ERIK BLOMBERG

Aslak é um pastor e seu trabalho o leva para longe de casa por longos períodos, deixando sua esposa Pirita sozinha e com o coração partido. Em um esforço para tentá-lo de volta, Pirita visita o xamã local, com resultados inesperados e mortais.

 

A Cidade dos Mortos (1960)

The City of the Dead ou Horror Hotel


DIR. JOHN LLEWELLYN MOXEY

Uma jovem estudante universitário chega a uma pacata cidade de Massachusetts para pesquisar sobre bruxaria. Durante sua estada em uma pousada misteriosa, ela descobre um segredo surpreendente sobre a cidade e seus habitantes.

 

A Filha de Satã (1962)

Night of the Eagle ou Burn, Witch, Burn!


DIR. SIDNEY HAYERS

Um cético professor universitário é contrariado pela crença de sua esposa na feitiçaria, prática que conheceu em uma viagem à Jamaica. Ele tenta convencê-la a abrir mão disto, mas a mulher está cada vez mais obcecada em rodeá-lo de amuletos e outros aparatos de magia para que tenha sucesso profissional.

 

O Demônio (1963)

Il Demonio


DIR. BRUNELLO RONDI

Purificata, uma jovem camponesa que vive em uma pequena vila no sul da Itália, é considerada uma bruxa pelos habitantes locais; incorrendo dessa forma em sua ira, até um ponto em que ela é condenada a uma terrível sentença como punição por suas ações supostamente más.

 

A Máscara do Demônio (1964)

I Lunghi Capelli Della Morte


DIR. ANTONIO MARGHERITI

Em uma vila feudal do século 15, uma mulher é acusada de bruxaria e condenada à morte. Sua linda filha mais velha, sabe que a verdadeira razão para a execução está no desejo sexual que o Senhor daquelas terras tem por sua mãe. Depois de confrontar o senhor sobre o assunto, ela, também, é morta. A filha mais jovem é poupada e levada pelos assassinos de sua mãe. Depois que ela atinge a maioridade, uma praga, horrível e mortal varre o país, e ela se casa com filho inútil do Senhor. Então, durante uma violenta tempestade, a filha mais velha misteriosamente reaparece e começa a vingar a morte de sua mãe.

 

A Face do Demônio (1966)

The Witches


DIR. CYRIL FRANKEL

A professora Gwen Mayfield sofre um colapso nervoso enquanto leciona na África, atacada por feiticeiros locais que a querem fora do país. Ela retorna à Inglaterra e aceita o emprego de professora num pequeno vilarejo, mas estranha o fato de não haver nenhuma igreja cristã no local. Aos poucos, fatos estranhos passam a incomodá-la, até descobrir que antigos rituais pagãos continuam sendo praticados no vilarejo.

 

O Caçador de Bruxas (1968)

Witchfinder General ou The Conqueror Worm


DIR. MICHAEL REEVES

Na Inglaterra do século 16, Matthew Hopkins, um cruel e violento autointitulado caçador de bruxas recebe ouro da população em troca de seus serviços. Inocentes e pecadoras eram torturadas e pagavam com a morte por seus supostos envolvimentos com bruxaria. Um homem, Richard Marshal, está determinado em acabar de vez com o reinado de sangue de Hopkins. Um dos mais impressionantes filmes baseados na obra de Edgar Allan Poe.

 

Temporada das Bruxas (1972)

Season of the Witch ou Hungry Wives


DIR. GEORGE A. ROMERO

Joan Mitchell é uma dona de casa suburbana infeliz beirando os 40 anos, que tem um marido empresário incomunicável chamado Jack, e uma filha distante de 19 anos chamada Nikki prestes à sair da casa. Frustrada, Joan procura consolo na bruxaria depois de visitar Marion Hamilton, uma leitora de taro local e iniciado nas artes wicca, que inspira Joana a seguir seu próprio caminho. Depois iniciar-se na feitiçaria, Joan, acreditando-se já uma bruxa de verdade, se retira para um mundo de fantasia e imerge cada vez mais em seu novo estilo de vida. Até que a linha entre a fantasia e a realidade torna-se turva, e o resultado é uma tragédia.

 

Baba Yaga: A Bruxa Maldita (1973)

Baba Yaga


DIR. CORRADO FARINA

Valentina Rosselli, uma bela e jovem fotógrafa profissional, vê-se cair sob o feitiço de uma bruxa, a misteriosa e estranha Baba Yaga.

 

Deslizamentos Progressivos do Prazer (1974)

Glissements Progressifs du Plaisir


DIR. ALAIN ROBBE-GRILLET

Uma jovem é suspeita do assassinato de sua amiga, uma mulher mais velha com quem mantinha uma relação conturbada. Confinada numa prisão dirigida por freiras, ela recebe a visita de um juiz, um pastor, e de uma jovem advogada que se assemelha estranhamente à sua amiga morta. Por meio de sua fértil imaginação, a jovem garota mistura suas fantasias pueris a uma sensualidade já muito desperta, operando sobre os adultos ao seu redor uma insidiosa transformação do espírito e da carne.

 

Superstição (1982)

Superstition


DIR. JAMES W. ROBERSON

Uma família se muda para um casarão no interior de Mill Road, ao lado de um grande lago. Não demoram a descobrir que o lago foi o local da execução por afogamento de uma bruxa, 300 anos antes, e ela está de volta para concretizar sua vingança.

 

Olhos de Fogo (1983)

Eyes of Fire


DIR. AVERY CROUNSE

Um grupo de pioneiros do oeste americano se depara com estranhos acontecimentos noturnos numa floresta. Uma misteriosa garota conhece os segredos desses sinistros acontecimentos e o mundo ao qual pertencem e pede aos invasores que abandonem a floresta. Só as forças da noite têm a resposta para algumas perguntas.

 

Feitiço Diabólico (1988)

Spellbinder


DIR. JANET GREEK

Quando Jeff e seu amigo resgatam uma bela jovem de um namorado aparentemente abusivo, o problema começa. Jeff, sem saber, se envolve com Miranda e a teia de intrigas que a segue. Miranda está fugindo do coven das bruxas (ao qual ela pertence). Miranda conta a Jeff sobre sua situação, mas não toda a verdade. Jeff de boa vontade ajuda Miranda a sair de seus problemas, mas cria os seus próprios.

 

Ilusões Satânicas (1994)

Witch Hunt


DIR. PAUL SCHRADER

Na década de 50, em Washington, um político conservador lança uma gigantesca campanha para acabar com a prática da magia negra no país. Ele resolve concentrar seus esforços em Hollywood, onde o detetive Lovecraft, avesso ao ocultismo por razões pessoais, está investigando a misteriosa morte de um famoso produtor de cinema.

 

Floresta Negra (1997)

Snow White: A Tale of Terror


DIR. MICHAEL COHN

Na época das Cruzadas, um nobre e sua esposa grávida sofrem um acidente, mas ele consegue salvar a criança. Algum tempo depois, ele decide se casar novamente, sem imaginar que sua nova esposa praticava bruxarias e que perseguiria a enteada.

 

Sonhos na Casa Da Bruxa (2005)

Dreams in the Witch House


DIR. STUART GORDON

Um estudante universitário aluga um antigo quarto em uma pensão e descobre um plano de forças sinistras e sobrenaturais para sacrificar o filho de sua vizinha.

 

A Floresta (2006)

The Woods


DIR. LUCKY MCKEE

Uma típica garota-problema é enviada pelos pais negligentes para uma escola só para meninas. Ela acaba testemunhando diversos acontecimentos aterrorizantes nas florestas que cercam o lugar.

 

As Bruxas de Zugarramurdi (2013)

Las Brujas de Zugarramurdi


DIR. ÁLEX DE LA IGLESIA

Uma gangue de ladrões de ouro aterrissa em um coven de bruxas que estão se preparando para um antigo ritual... e precisando de pessoas para um sacrifício.

 

A Bruxa do Meio Dia (2016)

Polednice


DIR. JIRI SÁDEK

Em meio a um verão não usual, Eliška se muda com a filha Karolínka de volta para o vilarejo de onde o seu marido é nativo. O retorno deles está associado com um mistério que todos parecem estar cientes, menos a menina. O calor torna-se cada vez mais insuportável e as tensões aumentam. Karolínka começa a perceber as coisas, pois sua mãe está cada vez mais evasiva e preocupada. O medo permeia tudo e os fantasmas passam a se movimentar, sejam eles reais ou não.

 

A Maldição da Bruxa (2017)

Hagazussa


DIR. LUKAS FEIGELFELD

Uma jovem criadora de cabras nos Alpes do século XV, após a morte traumatizante de sua mãe, começa a sentir uma presença na escuridão.

 

Stree (2018)


DIR. AMAR KAUSHIK

Na pequena cidade de Chanderi, a população vive com medo de um espírito maligno chamado Stree, que sequestra homens durante a noite. Baseado na lenda urbana de Nale Ba, que se tornou viral em Karnataka na década de 90.

 

A Bruxa da Casa ao Lado (2019)

The Wretched


DIR. DREW T. PIERCE, BRETT PIERCE

Um adolescente rebelde lidando com o divórcio iminente de seus pais acaba enfrentando uma bruxa de mil anos que se apossou do corpo de uma vizinha.

 

Diabo Vermelho (2019)

Diablo Rojo PTY


DIR. J. OSKURA NÁJERA, SOL MORENO

Na cidade do Panamá, um motorista de ônibus é vítima de um feitiço misterioso e acaba perdido na selva em algum lugar de Chiriquí, arrastando o motorista, o assistente e dois policiais em uma aventura na qual terão que sobreviver das criaturas de a noite, sendo o ônibus como o único refúgio.


 

The Queen of Black Magic (2019)

Ratu Ilmu Hitam


DIR. KIMO STAMBOEL

As famílias foram aterrorizadas no orfanato. Alguém os quer mortos, aparentemente com magia negra que é muito mortal. Ela tem um rancor e também nasceu por causa dos pecados dos órfãos que a formaram na rainha da magia negra.


 

Bulbbul (2020)


DIR. ANVITA DUTT | LENDA: CHUDAIL

Uma mulher abandonada precisa lidar com um passado doloroso enquanto sua aldeia é assolada por assassinatos misteriosos.


Confira nosso episódio sobre #023 Bulbbul

 

The Curse of Audrey Earnshaw (2020)


DIR. THOMAS ROBERT LEE

Uma comunidade devota sofrendo de uma praga é dilacerada por uma bela jovem e as forças da bruxaria, magia negra e possessão.

 

Bloomfield (2020)


DIR. BRIANNA YOUNG

Após a morte de seus pais, Elaine vai viver com sua excêntrica tia Tilda, a qual ela nunca conheceu antes, em uma pacata cidade nas montanhas.

 

Raízes Macabras (2020)

The Old Ways


DIR. CHRISTOPHER ALENDER

A jornalista Cristina viaja para Veracruz, sua terra natal, a fim de investigar uma história de feitiçaria. Lá, é sequestrada por um grupo de moradores que acredita que ela é a encarnação do diabo.


 

Witch Hunt (2021)


DIR. ELLE CALLAHAN

Numa América moderna onde bruxas existem e bruxaria é ilegal, a jovem Claire precisa enfrentar seus próprios demônios e preconceitos enquanto ajuda duas bruxas a enganar autoridades para buscar segurança no México.


 

Noitários de Arrepiar (2021)

Nightbooks


DIR. DAVID YAROVESKY

Alex é um menino obcecado por histórias assustadoras, e está preso por uma jovem bruxa malvada em seu apartamento contemporâneo em Nova York. Ele conhece Yasmin, que também está presa lá, e aprende que deve contar uma nova história assustadora todas as noites para se manter vivo.

 

Gostou da lista? Então comente, curta e compartilhe com os amigos!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page