top of page

O sacrifício familiar em "My Heart Can’t Beat Unless You Tell It To"

Moralidade e ética são linhas muito tênues que frequentemente são cruzadas no cinema quando abordadas em dramas familiares, e Jonathan Cuartas faz isso muito bem em seu longa de estreia My Heart Can't Beat Unless You Tell It To, no qual utiliza o gênero apenas como uma ferramenta para tratar sobre algo muito mais assustador: as relações humanas.


Na trama, acompanhamos três irmãos em suas lutas particulares e compartilhadas por sobrevivência. Dwight (Patrick Fugit) e Jessie (Ingrid Sophie Schram) são os mais velhos que estão dispostos a tudo para manter a saúde do caçula Thomas (Owen Campbell), mesmo que isso signifique ultrapassar e/ou ignorar suas próprias convicções e vontades.


A ideia, que surgiu a partir da experiência de luto do diretor colombiano-americano após a perda de sua avó, já tinha sido explorada pelo mesmo em 2017 no curta Kuru. No entanto, além das diferenças de duração, orçamento e elenco, Cuartas foca em outra mitologia para explorar o clima complexo e contraditório de tensão e ternura dentro do núcleo familiar.



O seu título marcante referenciando a música I'm Controlled By Your Love de Helene Smith já deixa indícios sobre a dependência entre seus personagens. Enquanto Thomas necessita dos irmãos para saciarem sua sede por sangue, os mais velhos resumem suas existências no cuidado do caçula. O problema se dá quando eles começam a divergir sobre a dinâmica que levam, e os desejos individuais passam a sobrepor a estrutura familiar já estabelecida.


Com uma abordagem bem realista, Cuartas faz uso de um ambiente bem estéril e apático, dando foco no desenvolvimento dos seus personagens que, mesmo sem muitos diálogos, conseguem passar suas emoções pelo silêncio e ausência. Da mesma forma ele aborda as questões de moralidade e vitalidade. O contexto social das vítimas e a contradição de uma existência imortal fragilizada, dependente e confinada são perceptíveis mesmo que não sejam ditas, o que é um grande mérito do diretor e roteirista.


E dada a ótima construção e grande potencial de contar histórias inquietantes, sensíveis e intimistas que vimos em My Heart Can’t Beat Unless You Tell It To, ficamos na curiosidade e ansiedade pelos futuros projetos de Jonathan Cuartas, que pretende continuar trabalhando na combinação entre terror e drama e promete explorar sua descendência colombiana em uma história ainda mais assustadora.


 

Meu Coração Só Irá Bater Se Você Pedir (2020)

My Heart Can’t Beat Unless You Tell It To


Direção Jonathan Cuartas

Duração 1h29min

Gênero(s) Terror, Drama

Elenco Patrick Fugit, Ingrid Sophie Schram, Owen Campbell +


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page