top of page

Ava’s Possessions: lidando com a vida pós-exorcismo

  • 11 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Acredito que todo fã de terror já assistiu a ao menos um filme sobre possessão demoníaca e exorcismo religioso, e a essa altura, já deve estar familiarizado com a estrutura dessa narrativa: o comportamento anormal do possuído, sua degradação física, psicológica e moral, além de todo o processo de investigação sobre a entidade maligna e as formas de expulsá-la do corpo hospedeiro. Mas o que nem sempre vemos é o período pós-exorcismo.


Com uma mistura de gêneros, subgêneros, e ainda um toque neo noir em sua composição, o diretor Jordan Galland se arrisca em Ava’s Possessions ao tratar o tema da possessão sem que isso seja o foco de sua narrativa. Ao invés disso, acompanhamos a protagonista em sua jornada de autoconhecimento, recuperação e redenção depois de seu exorcismo (o qual acompanhamos já nos minutos iniciais do filme).


ree

Não sabemos muito do passado de Ava (Louisa Krause) antes do acontecimento, e tão pouco sobre os 28 dias em que seu corpo esteve sob o domínio do demônio Naphula, um súcubo híbrido entre felino, dragão, ave e cabra, que governa 36 legiões de espíritos. No entanto, sabemos que durante esse período ela cometeu inúmeros crimes, fato que a leva ao grupo de apoio Possessão Espiritual Anônima, com o intuito de se livrar das acusações.


A partir disso, acompanhamos Ava em sua tentativa de descobrir tudo o que fez durante o tempo em que esteve possuída, bem como os motivos que levaram a tal possessão. Mas mais que isso, também a vemos em um processo de culpa, reclusão e estigmatização que podem soar facilmente como metáforas a dependência química ou a vítimas de abuso, embora o filme não se comprometa de fato a seguir por nenhum desses caminhos.


Portanto se você busca algo leve, divertido, com conceitos e perspectivas diferentes sobre possessões e exorcismos, Ava’s Possessions é uma ótima recomendação. Mesmo sem ir completamente para o terror, o longa tem cenas marcantes e intensas que surpreendem sem decepcionar, desde que o espectador tenha uma breve noção de sua proposta.


ree

Marcas da Possessão (2015)

Ava's Possessions


Direção Jordan Galland

Duração 1h29min

Gênero(s) Terror, Comédia, Suspense

Elenco Louisa Krause, Deborah Rush, Wass Stevens +


Comentários


bottom of page