top of page

Ava’s Possessions: lidando com a vida pós-exorcismo

Acredito que todo fã de terror já assistiu a ao menos um filme sobre possessão demoníaca e exorcismo religioso, e a essa altura, já deve estar familiarizado com a estrutura dessa narrativa: o comportamento anormal do possuído, sua degradação física, psicológica e moral, além de todo o processo de investigação sobre a entidade maligna e as formas de expulsá-la do corpo hospedeiro. Mas o que nem sempre vemos é o período pós-exorcismo.


Com uma mistura de gêneros, subgêneros, e ainda um toque neo noir em sua composição, o diretor Jordan Galland se arrisca em Ava’s Possessions ao tratar o tema da possessão sem que isso seja o foco de sua narrativa. Ao invés disso, acompanhamos a protagonista em sua jornada de autoconhecimento, recuperação e redenção depois de seu exorcismo (o qual acompanhamos já nos minutos iniciais do filme).



Não sabemos muito do passado de Ava (Louisa Krause) antes do acontecimento, e tão pouco sobre os 28 dias em que seu corpo esteve sob o domínio do demônio Naphula, um súcubo híbrido entre felino, dragão, ave e cabra, que governa 36 legiões de espíritos. No entanto, sabemos que durante esse período ela cometeu inúmeros crimes, fato que a leva ao grupo de apoio Possessão Espiritual Anônima, com o intuito de se livrar das acusações.


A partir disso, acompanhamos Ava em sua tentativa de descobrir tudo o que fez durante o tempo em que esteve possuída, bem como os motivos que levaram a tal possessão. Mas mais que isso, também a vemos em um processo de culpa, reclusão e estigmatização que podem soar facilmente como metáforas a dependência química ou a vítimas de abuso, embora o filme não se comprometa de fato a seguir por nenhum desses caminhos.


Portanto se você busca algo leve, divertido, com conceitos e perspectivas diferentes sobre possessões e exorcismos, Ava’s Possessions é uma ótima recomendação. Mesmo sem ir completamente para o terror, o longa tem cenas marcantes e intensas que surpreendem sem decepcionar, desde que o espectador tenha uma breve noção de sua proposta.


 

Marcas da Possessão (2015)

Ava's Possessions


Direção Jordan Galland

Duração 1h29min

Gênero(s) Terror, Comédia, Suspense

Elenco Louisa Krause, Deborah Rush, Wass Stevens +


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page