top of page
  • Foto do escritorMonique Costa

15 Filmes de Terror sobre Monstruosidade Feminina

O terror sempre foi um “espaço seguro” para que monstros pudessem existir, principalmente se fossem usados como metáforas para grupos sociais minoritários. E por mais que essa representação nem sempre seja das melhores, e algumas vezes até problemáticas, ainda sim podem tratar sobre questões importantes como o desejo e repulsa por esses corpos, a exclusão social e principalmente sobre as angústias e ansiedades desses tidos monstros. Pensando nisso, listamos 15 filmes de terror que tratam sobre esses pontos em diferentes escalas, com foco na monstruosidade feminina para refletirmos nesse Mês da Mulher.

 

Hisss (2010)


DIR. JENNIFER CHAMBERS LYNCH

Baseado em um antigo mito oriental sobre uma mulher-cobra que é capaz de assumir a forma humana.


 

Segredo Sombrio (2012)

Thale


DIR. ALEKSANDER NORDAAS

Os amigos Elvis e Leo encontram uma huldra chamada Thale trancada no sótão de uma casa. Eles inicialmente ficam chocados, mas a ajudam e criam uma amizade com ela. Entretanto, Thale é um ser do folclore e mantê-la por perto vai criar problemas.

 

Quando os Animais Sonham (2014)

Når Dyrene Drømmer


DIR. JONAS ALEXANDER ARNBY

Marie, uma jovem bonita e solitária, vive com seus pais em um vilarejo de pescadores na costa oeste da Dinamarca. Sua mãe está condenada a uma cadeira de rodas e ao silêncio por causa de uma doença desconhecida. Ao mesmo tempo em que Marie descobre a paixão, ela começa a sentir estranhas sensações, e percebe que pode ter herdado a doença de sua mãe, que provoca nela, aos poucos, uma assustadora transformação, o que acaba gerando medo e ódio dos aldeões da vila.


Ouça nosso episódio sobre #061 Lobisomens | Especial Halloween 2021

 

Primavera (2014)

Spring


DIR. AARON MOORHEAD, JUSTIN BENSON

Evan é um jovem americano que fugiu para a Europa para escapar ao seu passado. Enquanto caminha ao longo da costa italiana, tudo muda durante uma paragem numa vila italiana idílica, onde ele se encontra e imediatamente liga-se à encantadora e misteriosa Louise. Um romance começa a florescer entre os dois – no entanto Evan percebe que Louise guarda um segredo monstruoso e primordial que coloca tanto o seu relacionamento como as suas vidas em perigo.


 

Honeymoon (2014)


DIR. LEIGH JANIAK

Os jovens recém-casados Paul e Bea viajam para passar a sua lua de mel em um distante lago no interior, onde a promessa de romance e privacidade os aguarda. Pouco depois de chegar, Paul encontra Bea errante e desorientada no meio da noite. Conforme ela se torna mais distante e seu comportamento cada vez mais peculiar, Paul começa a suspeitar de que algo mais sinistro do que apenas o sonambulismo se passou na floresta.

 

Evolução (2015)

Évolution


DIR. LUCILE HADŽIHALILOVIĆ

O enredo gira em torno de Nicolas, um garoto de 11 anos de idade que vive em um pequeno vilarejo à beira do mar, acompanhado por sua mãe. O local não tem nenhuma atividade, a não ser pelo hospital, onde todos os garotos são submetidos a estranhas experiências médicas que tem a intenção a frear os passos da evolução.


Ouça nosso episódio sobre #005 Évolution (Evolução)

 

A Atração (2015)

Córki Dancingu


DIR. AGNIESZKA SMOCZYŃSKA

Prateada e Dourada são sereias. Com fome de amor e de carne, as duas chegam a Varsóvia, assumem uma forma humana e vão trabalhar num clube noturno. Contudo, quando uma delas se apaixona, surge a inveja, a obsessão e com isso o perigo.

 

Selvagem (2018)

Wildling


DIR. FRITZ BÖHM

Anna passou toda a sua infância sob os cuidados de um homem conhecido apenas como Papai. Ele a deixa trancada em um sótão, alertando-a sobre o Wildling, um monstro que come crianças e que vive do lado de fora. Aos 16 anos, Anna é resgatada pela xerife Ellen Cooper, que a ajuda a começar uma nova vida como uma adolescente normal. Mas quando o corpo de Anna começa a florescer, seus pesadelos de infância voltam com um desejo de vingança e traz à tona um segredo sombrio.

 

Krasue: Inhuman Kiss (2019)

Sang Krasue


DIR. SITISIRI MONGKOLSIRI

Sai, uma inocente garota que vive em um vilarejo distante e isolado, descobre que herdou a maldição de Krasue. À noite, sua cabeça se desprende do corpo e caça por carne e sangue. Os aldeões estão apavorados com a morte de seus rebanhos e iniciam uma caçada à Krasue, na qual Jerd se une por um motivo desconhecido, enquanto Noi decide ficar ao lado da amiga, mesmo sabendo da horrível verdade.

 

Rabid (2019)


DIR. JEN SOSKA, SYLVIA SOSKA

A tranquila Rose trabalha com roupas de moda feminina, na esperança de ser designer. Um acidente de trânsito danifica seu rosto. Ela recebe tratamento experimental com células-tronco, deixando-a mais forte e mais bonita do que nunca, mas há um efeito colateral.


 

Schlaf (2020)


DIR. MICHAEL VENUS

Os dias de Mona estão cheios de preocupação pela sua mãe, uma mulher atormentada pela sua crença de que seus pesadelos são reais. Em busca de respostas, Mona chega a uma aldeia onde descobre uma velha maldição num estranho hotel.


Leia nosso texto sobre Schlaf: pesadelos entre gerações

 

Bulbbul (2020)


DIR. ANVITA DUTT

Uma mulher abandonada precisa lidar com um passado doloroso enquanto sua aldeia é assolada por assassinatos misteriosos.


Ouça nosso episódio sobre #023 Bulbbul

 

I Am Lisa (2020)


DIR. PATRICK REA

Uma xerife perversa e corrupta e seus ajudantes brutalizam Lisa e a deixam para morrer em uma floresta próxima. Lá ela é mordida por um lobisomem e agraciada com habilidades sobrenaturais. Poderá Lisa manter sua humanidade enquanto exige vingança e se entrega cada vez mais ao lado animal de sua personalidade?


 

Bloodthirsty (2021)


DIR. AMELIA MOSES

Gray é uma cantora indie que está tendo visões de que é um lobo. Quando ela recebe um convite para trabalhar com o famoso produtor musical Vaughn Daniels em seu estúdio remoto na floresta, ela começa a descobrir quem ela realmente é.


Ouça nosso episódio sobre Pocket Horror #032 Bloodthirsty

 

Medusa: Rainha das Serpentes (2021)

Medusa: Queen of the Serpents


DIR. MATTHEW B.C.

Depois de ser picada por uma cobra, a vida de uma jovem começa a dar uma guinada para o pior, pois um vírus mortal assola seu corpo.

 

Gostou da lista? Então comente, curta e compartilhe com os amigos!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page