top of page
  • Foto do escritorHorrorizadas Podcast

Vale a pena ver A Freira 2? Listamos alguns pontos para você decidir

O maior dos males da franquia de Invocação do Mal retornará amanhã aos cinemas com a estreia do filme A Freira 2, o novo capítulo da história de “A Freira”, filme que foi a maior bilheteria do Universo Warren.

Como nem tudo são sustos incríveis e roteiros horríveis resolvemos trazer pontos positivos e negativos para você decidir se espera chegar em alguma plataforma de streaming e economiza o ingresso ou vai para o cinema mais próximo acompanhar essa estreia.


Aqui vão alguns pontos positivos (sem spoiler) para você aproveitar seu feriado e conferir essa sequencia.


- A Freira II é infinitamente melhor que o primeiro filme. Talvez você até possa pensar que isso não é muito difícil já que o primeiro filme não é muito bom para a maioria do publico. Nessa continuação o clima ficou mais intenso, alguns sustos realmente são inesperados e talvez era o que esperávamos no primeiro filme e não rolou.


- O teor religioso foi abordado em outro aspecto, sem tantas religiosidades latentes, trabalhando muito mais o poder da fé e do crer do que uma visão tradicional católica.


- A atriz Storm Reid foi uma adição muito boa para a franquia, podendo render uma continuação com ela em foco depois dessa experiencia. Quem sabe teremos a Freira III?


- Irmã Irene e Maurice são explorados de uma forma mais significativa dentro da franquia, aprofundando seus laços e origens. Isso abre um precedente maravilhoso para os fãs Warren pensarem em pelo menos mais um spin-off.


- O ponto mais importante de todos: TEM UMA SURPRESA ESPERANDO POR VOCÊ NO FINAL DO FILME. Por favor, fique para a cena pós-créditos.


Agora vamos para os negativos:


Se você não gostou do primeiro filme, a chance é grande de você também não gostar desse, mas calma que ele pode ser considerado o 'menos pior' dos dois. A Freira (2018), sendo um filme de origem tinha uma responsabilidade grande. Quando o demônio apareceu pela primeira vez em Invocação do Mal 2 (2017), muita gente gostou e claro que abriu uma brecha para ganhar um filme solo. A Freira carrega diversas incongruências na trama e não souberam desenvolver uma história de origem, trazendo um filme cheio de buracos e cenas sem muito sentido - mesmo dentro do contexto do filme.


É de se entender o propósito de uma continuação quando ela serve para tentar salvar uma ideia mal recebida pelo público, mas nesse caso um dos pontos principais que precisava ser melhorado segue fraco. O roteiro não conseguiu entregar nada que não tenha sido melhor trabalhado em outros filmes com a mesma temática. Mesmo que o propósito dele não seja a inovação, qual é a grande justificativa para repetir elementos genéricos e que só tem o intuito de tentar assustar?


Falando em sustos, o filme segue exatamente os mesmos padrões do 'invocaverso' que a gente já conhece. O artifício de preparar o telespectador para um susto já ficou batido e nota-se a falta de criatividade para fazer isso nessa continuação. Não que o filme não faça dar uns pulos da cadeira, mas é de se prever quando alguma coisa vai aparecer. Tem uma cena específica que a enrolação e esforço para trazer algo diferente e quem sabe conceitual falha miseravelmente.


De um modo geral, A Freira 2 parece um slasher sobrenatural, onde o mal está atacando algumas vezes de forma aleatória e outras focando em matar freiras e padres. A irmã Irene vai investigar esses casos e tem a ajuda da irmã Debra. De alguma forma ela descobre o que está por trás dessas mortes e tenta ajudar. Infelizmente nem a parte da investigação é instigante e nenhuma tentativa de plot causa surpresa. Todas as descobertas soam forçadas, não desenvolvem muito bem como a personagem conseguiu chegar em alguma solução e nota-se algumas conveniências de roteiro.


Depois de todas essas observações, comenta se você vai assistir A Freira 2!

 

THE NUN 2 (2023)

A Freira 2


Direção Michael Chaves

Duração 110 min

Gênero(s) Horror, Sobrenatural

Elenco Taissa Farmiga, Jonas Bloquet, Bonnie Aarons, Storm Reid +

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page