top of page
  • Foto do escritorAmanda Guerra

Relembrando os perigos da devoção desmedida em “Como Se Tornar um Líder de Seita' na Netflix

Seitas normalmente drenam a vulnerabilidade dos membros e sufocam suas ideias individuais. De forma trágica, esses grupos provocaram o mal e destruíram vidas em nome de sua filosofia, o que gerou a necessidade de explorar estes eventos e aprender sobre os grandes manipuladores da história.


Charles Manson, Jim Jones e Shoko Asahara são três homens que deixaram marcas profundas por incentivar grupos a praticarem atos de destruição em seu nome. Manson, o responsável por comandar várias mortes, entre elas a de Sharon Tate, Jones que levou quase mil pessoas ao suicídio coletivo e Asahara encorajou seus seguidores a realizarem um ataque terrorista com uso de gás sarin no metrô de Tóquio. Em seis episódios a série documental “Como Se Tornar um Líder de Seita” estreou no Netflix com uma visão satírica sobre as mentes de vários psicopatas e como eles criaram legiões de fanáticos. Mas quais são elas?



Família Manson, Templo do Povo, Buddhafield, Portão do Céu, Aum Shinrikyo e Igreja da Unificação são os exemplos explorados para entender como o nome desta série é quase literal ao que vamos assistir, desde a manipulação das pessoas ao ganhar seu respeito sem a devida recepção até o controle total sobre mente, corpo e ‘alma’ dos seguidores,. O tema é explorado com grande sarcasmo e cada episódio se concentra em um líder diferente, pela narração de Peter Dinklage, de “Game of Thrones”.


A série também conta com entrevistas de especialistas como o ex-procurador federal e analista jurídico da CNN, Elie Honig, a autora e ex-membro da Igreja da Unificação, Diane Benscoter, a ex-seguidora do Templo do Povo, Yulanda Williams, a ex-membro de culto e co-apresentadora do podcast Trust Me, Lola Blanc e o ex-membro do Buddhafield, Christopher Johnston.


O uso de desenhos como em um gibi junto com as metáforas de humor ácido não conseguem disfarçar a indignação em ver tantas pessoas vulneráveis e intimamente ligadas por ideais controversos a caírem nas lábias de cada uma das seitas faladas.

Ironicamente no fim, entendemos porque todas elas nos mostram exatamente o que não fazer ou seguir.


Sinopse: Reunindo os maiores e mais conhecidos casos de seitas, a série documental original da Netflix, Como Se Tornar um Líder de Seita, acompanha os inacreditáveis acontecimentos de diferentes seitas ao longo dos anos. Contando com relatos de ex-participantes, e famílias que tiveram algum parente envolvido com seitas, o narrador Peter Dinklage investiga e apresenta as principais teorias de como os líderes obtêm êxito ao conquistarem a devoção e amor incondicional das pessoas ao ponto de manipularem a mente, o corpo e alma das pessoas.


A série estreou dia 28 de julho de 2023, e você pode assistir exclusivamente no catálogo da Netflix.

 

Como Se Tornar um Líder de Seita (2023)

How to Become a Cult Leader


Documentário

1ª Temporada

Disponível na Netflix


Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page