top of page
  • Foto do escritorIsabela Picolo

Nope - filme não é sobre o que aparenta ser


O dia 19 de agosto de 2022 vai ficar marcado. Tive a oportunidade e o privilégio de ver Nope em um dos melhores cinemas da cidade.

O cinema aumenta nossa imersão, independente do filme que vamos assistir, mas existem alguns que foram feitos especialmente para isso. Em entrevista, Jordan Peele conta que Nope foi filmado em 65 mm e IMAX, isso segundo ele permitiu "capturar imagens incríveis usando novos métodos que nunca foram vistos antes”.

E de fato, você vai ver coisas que nunca viu no cinema até hoje, isso eu te garanto.


Eu não quero entregar nada que possa estragar sua experiência. Tudo se inicia com acontecimentos inesperados e traumáticos, um deles é a morte de Otis Haywood (Keith David), pai de OJ (Daniel Kaluuya), um domador de cavalos que tem um rancho, onde alugam seus animais para participarem de comerciais e filmes. O dia da morte de seu pai ficou muito marcado, pois nada parecia ser normal naquilo que aconteceu. OJ não consegue se conformar e começa a notar coisas estranhas no seu rancho, uma delas é uma nuvem estática no céu. Com a ajuda de sua irmã Emerald (Keke Palmer), eles instalam câmeras em toda a região para tentar observar o que está acontecendo. Em um local perto de lá, eventos estranhos também acontecem.



Quem já conhece Jordan Peele sabe que ele não desperdiça cenas e fatos em seus filmes. Tudo que vemos tem um significado e uma reflexão do que aconteceu - ou vai acontecer. Só que isso não se torna algo exaustivo e difícil de assimilar.


Apesar da tradução do título em português não ter absolutamente nada a ver com a proposta do diretor (Não, não olhe!), o filme te obriga a olhar para onde não é para olhar- supostamente. A câmera se movimenta de uma forma em que você acompanha o que está acontecendo e é difícil perder alguma coisa dessa imersão. Eu achei que foi uma experiência muito diferente para o telespectador.


Até uma parte do filme, ele mostra um medo do desconhecido deixando apenas na nossa imaginação e um mistério do que de fato estamos vendo, ou achamos que estamos. Essa brincadeira do filme é genial. Depois para a parte final, o mistério é revelado e entregue ao telespectador, que pode sentir um estranhamento no que vê. Eu não conseguiria descrever nem se eu pudesse falar sobre esse filme com spoilers!


Como o título diz, o filme não é sobre o que aparenta ser, e isso pode ser bem óbvio para alguns que já não esperam obviedade no diretor - e também o roteirista. Diferente de seus trabalhos anteriores, onde as críticas sociais tomavam frente, em Nope isso não é esquecido, porém a mensagem está também em outras coisas.

O filme é sobre animais e seus comportamentos - previsíveis ou não. Em um ambiente controlado você pode ter a falsa ideia de está no comando. A falta de inteligência do ser humano em lidar com eles, muitas vezes é o que nos torna superestimados.

 

Nope estreia dia 25 de agosto nos cinemas.

 

Nope (2022)

Não, não olhe!


Direção Jordan Peele

Duração 130 min

Gênero(s) Terror, ficção científica

Elenco Daniel Kaluuya, Keke Palmer, Brandon Perea +

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page