• Allan Azevedo

Fome - Iza Artagão

Um e-book que eu tive o imenso prazer de ler após uma parceria celebrada no Instagram. Fiquei impressionado com a história, eu não conhecia a autora anteriormente e nunca tinha lido nada dela até este ano. A curiosidade de conhecer a trama se inicia já na capa do livro que tem um arte linda, com detalhes que posteriormente passamos a entender melhor.


A narrativa de Fome, me ganhou já nos primeiros parágrafos do livro. Um desenvolvimento que traz a dose certa de suspense e a construção dos personagens é feita de uma maneira em que você realmente se importa com eles.


A personagem principal da maravilhosa e intrigante história contada por Iza Artagão se chama Izzy, que aos 27 anos passou por uma misteriosa e traumática experiência que a transformou em uma pessoa com necessidades específicas, diferente de qualquer outra pessoa que possamos imaginar.


Após quinze anos vemos a Izzy transformada em uma mulher forte, guerreira e determinada trabalhando como estagiária na promotoria de justiça, onde passa a acompanhar o desenrolar de processos criminais extremamente complicados, que em sua maioria envolvem crimes hediondos.


Imagem retirada do site https://www.catarse.me/fome_izaartagao


Em sua rotina atual, ela passa a conhecer o funcionamento das cortes judiciais e em algumas vezes se frustrando ao ver criminosos escaparem da justiça por meio de brechas judiciais exploradas por bons operadores do direito. Passamos a conhecer a outra face de Izzy, que se mostra justamente nestes momentos em que a justiça dos homens falha ao deixar criminosos sabidamente culpados saírem em liberdade.


Quem assistiu Dexter já conseguiu fazer a relação entre a Izzy e seu senso de justiça, que embora questionável, passa a ser de certa forma "aceitável". Ao ler o livro tive certeza de que se você é fã da série, ou de Santa Clarita Diet você vai querer muito ler este livro.


Após a experiência transformadora que nossa personagem teve no passado, ela se tornou uma pessoa reclusa, fechada a novos relacionamentos e amizades. Até que entra em cena Arthur, um juiz criminal que além de simpático, gentil e educado é o juiz que está com a maioria dos processos que Izzy acompanha em sua jornada na promotoria.


Todo o charme e senso de humor de Arthur acaba encantando Izzy que tenta continuar com seus objetivos e afastar as pessoas de seu convívio mais próximo por conta de seu segredo peculiar.


Imagem retirada do site https://www.catarse.me/fome_izaartagao


Infelizmente me falta campo para adentrar mais na história sob o risco de acabar entregando mais do que quero sobre a trama e desdobramentos criados pela autora. Mas posso adiantar que você não imagina a forma como isso tudo acontece. Se você é fã de séries e livros que se passam nos bastidores da justiça, que envolve o dia a dia de tribunais e julgamentos, vai gostar do livro.


Fãs de true crime e de serial killers também vão se agradar muito com o desenvolvimento e narrativa escolhidos por Izza Artagão. O livro é um thriller muito bem estruturado com personagens que não são tão complexos, mas que são muito bem trabalhados com personalidades distintas e totalmente críveis. Nada daquela cansativa dualidade entre o bem e o mal, neste livro conhecemos a verdadeira face acinzentada do ser humano.


Cada um dos personagens principais da trama guarda seus pecados e segredos o que move a história para frente te prendendo a cada parágrafo em busca de respostas e torcendo para que as resoluções aconteçam. Gostei muito dos personagens, da premissa e do jeito que a autora tem para narrar a história. Com certeza podemos esperar mais obras excelentes dela.


Fato que não podemos deixar de mencionar é a trilha sonora escolhida pela personagem Izzy em seus momentos de catarse, a autora nos faz rememorar sucessos inesquecíveis de uma época não tão distante na memória. Anotem o nome desta autora Iza Artagão. Eu virei fã e quero ler mais obras dela.

Fome

SGuerra Design


Autora Iza Artagão

Ano da Edição 2020

Páginas 253


Posts recentes

Ver tudo