top of page
  • Foto do escritorAllan Azevedo

Antologia Dark - Stephen King

Uma coletânea de contos em homenagem a Stephen King, o grande mestre do horror. Antologia Dark é uma seleção organizada e prefaciada pelo autor Cesar Bravo, um dos principais autores de literatura de terror atualmente, que sabe criar um universo muito peculiar para ambientar suas histórias e contos.


Impossível comentar algo sobre este livro sem dar alguns spoilers de obras do Stephen King, uma vez que os contos compilados nesta antologia, são brilhantemente ligados a algumas histórias do escritor.


O livro traz quatorze contos de autores nacionais, cada um deles inspirado em uma obra do autor homenageado. Lançado pela DarkSide Books, com ilustrações de Hokama Souza em um trabalho muito detalhado e imersivo, que nos traz toda a interação na vasta obra de Stephen King, enquanto estamos lendo os contos.


Como em toda antologia, todos os contos são bem coesos e ligados ao tema proposto, mas alguns deles merecem destaque por captar muito da essência que buscamos nas obras de Stephen King. Falemos sobre eles agora.



O primeiro conto do livro se chama Creed e é escrito por Cláudia Lemes. Nesta composição, acompanhamos um pouco mais da vida de um dos personagens do livro O Cemitério, que deu origem ao filme Cemitério Maldito (1989), uma história bem conhecida, que foi publicada originalmente em 1983.


A escritora nos mostra mais uma etapa da vida do caminhoneiro que acaba atropelando e matando o menino Gage, a criança que seria enterrada posteriormente no cemitério de animais, o que dá início à saga de dor e sofrimento da família Creed.


É um conto muito bem escrito, elaborado por uma excelente autora. A Cláudia Lemes consegue nos levar em uma trama que transita entre o sobrenatural e o horror, nos fazendo experimentar de perto a consciência e reação posterior de uma pessoa que atropela e mata uma criança de dois anos de idade.


Outra história que merece destaque, se chama Granizo Fino, do próprio organizador Cesar Bravo, que foi inspirada no livro O Corpo, outra história reproduzida nas telas do cinema como o filme Conta Comigo (1986), estrelado por Corey Feldman, Wil Wheaton, Jerry O’Connell e o saudoso River Phoenix.


A história original nos conta sobre quatro amigos que saem em uma grande aventura, para ver um corpo de um menino desaparecido, que teria sido abandonado às margens de uma linha férrea. Durante essa viagem eles reforçam seus laços de amizade. O conto do Cesar Bravo nos remete aos acontecimentos anteriores, à história do corpo em si, como esse menino teria morrido.


O livro ainda vai trazer contos da Carol Chiovatto, inspirado em A Hora do Vampiro (Salem), Everaldo Rodrigues com referências a Torre Negra (The Dark Tower) em seu conto Porta Não Encontrada, Marco de Castro citando Carrie, A Estranha (Carrie), Ferréz selecionou um conto do livro Quatro Estações (Different Seasons).


Ilana Casoy se inspira em Novembro de 63 (11/22/63), Fernando Toste toma como referência A Metade Negra (The Dark Half), Alexandre Callari segue e toma como base a Hora do Lobisomem (Silver Bullet).


Antônio Tibau explora A Zona Morta (The Death Zone), Vitor Abdala fala sobre Blockade Billy, Soraya Abuchaim se inspira em Saco de Ossos (Bag of Bones) e André Pereira nos conta a história de Charlene MacGee, já com quarenta e cinco anos e que continua sendo caçada por membros da oficina, uma continuação direta de A Incendiária (Firestarter).



O livro conta ainda com a participação especial de Andrea Killmore, que nada mais é que o pseudônimo dividido pelos escritores Rafael Montes e Ilana Casoy, que escolheram Louca Obsessão (Misery) como base para uma história que subverte inicialmente o propósito da antologia, nos fazendo detestar os primeiros parágrafos para em seguida nos mostrar a real intenção do conto em si.


A edição da DarkSide Books é muito caprichada, e as espetaculares ilustrações de Hokama Souza, já conhecido por seu trabalho em Medo Clássico: Edgar Allan Poe Volume 2, são um presente à parte. Uma notícia excelente é que este é o primeiro de uma coleção que a DarkSide Books pretende publicar, sendo o Edgar Allan Poe o próximo homenageado.


Certamente, o leitor assíduo de Stephen King facilmente vai se localizar por entre as referências presentes nas narrativas. Mas, mesmo quem não é familiarizado com seu trabalho, vai desfrutar da leitura das belas histórias de terror reunidas. Antes de cada conto, há um pequeno texto explicando detalhes sobre a obra original em que o conto se baseou.


Como sabemos, é extremamente difícil que uma coletânea de contos, escrita por vários autores, seja perfeita, e no caso de Antologia Dark não é diferente. O leitor vai encontrar aqui vários contos excelentes e alguns regulares, mas, de uma forma geral, o resultado é muito bom, tendo mais acertos do que erros nas escolhas.

 

Antologia Dark - Stephen King


Ano da Edição 2020

Organizado por Cesar Bravo

Autores Cláudia Lemes, Vitor Abdala, Cesar Bravo, Ferréz, Carol Chiovatto, Everaldo Rodrigues, Marco de Castro, Ilana Casoy, Fernando Toste, Alexandre Callari, Antonio Tibau, André Pereira, Soraya Abuchaim e Andrea Killmore (Ilana Casoy e Raphael Montes)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page