top of page
  • Foto do escritorIsabela Picolo

20 Filmes de Terror + Sci-fi

O terror é um dos gêneros que mais tem a liberdade de mesclar com qualquer outro. Filmes de ficção científica tem uma facilidade muito grande de entrar nesse mundo do horror e gerar uma das melhores combinações.


Confira nessa lista 20 filmes que saem do óbvio e sabem misturar muito bem os dois gêneros e até criar outros subgêneros dentro das suas narrativas.

 

Evolução (2015)

Évolution


O enredo gira em torno de Nicolas, um garoto de 11 anos de idade que vive em um pequeno vilarejo à beira do mar, acompanhado por sua mãe. O local não tem nenhuma atividade, a não ser pelo hospital, onde todos os garotos são submetidos a estranhas experiências médicas que tem a intenção a frear os passos da evolução.


Ouça nosso podcast sobre #005 Évolution (Evolução)

 

Antiviral (2012)


Syd March trabalha em uma clínica que vende injeções de vírus colhidos em celebridades doentes para seus admiradores fanáticos. Em paralelo, ele vende esses vírus para uma espécie de mercado negro de vírus de celebridades. Ele incuba o vírus no seu corpo para poder transportá-lo. Uma dessas vezes acaba contraindo um vírus mortal desconhecido.


 

O Culto (2017)

The Endless


Justin e Aaron são irmãos, durante a infância eles viviam em uma comunidade religiosa, mas fugiram quando perceberam que suas vidas poderiam estar em perigo. Depois de dez anos afastados, eles recebam uma mensagem misteriosa de um membro da seita. Confusos, eles decidem ir até o local onde os cultos eram realizados para buscar respostas, no entanto, eles não sabem se ainda são bem-vindos entre seguidores da religião.

 

Viveiro (2020)

Vivarium


Na esperança de encontrar o lugar perfeito para morar, um jovem casal acompanha um estranho corretor de imóveis até um bairro misterioso repleto de casas idênticas. Ao tentarem sair do local, eles percebem que estão presos em um labirinto surreal que misteriosamente os leva de volta para onde começaram.


Ouça nosso podcast sobre #001 Vivarium

 

Viagens Alucinantes (1980)

Altered States


Respeitado cientista e professor de psicologia Edward Jessup decide combinar suas experiências em tanques de privação sensorial, com poderosas drogas alucinógenas, convencido de que isto poderá ajudar a desbloquear diferentes estados de consciência. As experiências são um sucesso no início, mas quando Jessup continua seu trabalho começa a experimentar alteração do estado mental e também físico.

 

Extermínio (2002)

28 Days Later


Uma praga transforma a maioria da humanidade em zumbis sedentos de sangue. Um grupo ainda não afetado se prepara para a mais perigosa jornada de suas vidas: tentar chegar a uma fortaleza militar em Manchester.

Filme extremamente subestimado e entra para a lista de esquecidos.

 

O Enigma do Horizonte (1997)

Event Horizon


Em 2047, uma missão de resgate é mandada para encontrar a Event Horizon, uma nave que desapareceu misteriosamente sete anos atrás, quando explorava os limites do sistema solar. Ao encontrá-la, os astronautas que integram a missão de resgate vão gradativamente tomando consciência do terrível mistério que os cerca e que algo sinistro habita os corredores da nave.

Pode não ser tão desconhecido, mas teve uma péssima recepção na época em que saiu. Ele teve problemas de censura e uma parte foi cortada por conter imagens extremamente gráficas e violentas, envolvendo canibalismo e orgias - que podem ser percebidas, mas foram resumidas a frames muito rápidos. Ele foi esquecido por muito tempo e hoje em dia tem sido lembrado como um clássico cult.

 

A Menina Que Tinha Dons (2017)

The Girl With All The Gifts


Em um futuro distópico, algumas crianças são mantidas como reféns por um cientista em busca da cura para uma doença que infestou todo o planeta. Melanie, uma garotinha com dons muito especiais, chama a atenção de Helen Justineau e da Dr. Caroline Caldwell , que decidem embarcar em uma jornada com a menina.

 

Upgrade: Atualização (2018)

Upgrade


No futuro próximo, a tecnologia controla quase todos os aspectos da vida. Mas quando Gray, um tecnofóbico, tem seu mundo virado de cabeça para baixo, sua única esperança de vingança é um implante experimental de chips de computador chamado Stem.

 

O Hospedeiro (2006)

The Host


Na beira do rio Han moram Hie-bong e sua família, donos de uma barraca de comida no parque. Seu filho mais velho, Kang-du, tem 40 anos, mas é um tanto imaturo. A filha do meio é arqueira do time olímpico coreano e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo, filha de Kang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um monstro surge no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta de Hie-bong. Com isso, os membros da família precisam enfrentar o monstro.

 

Do Além (1986)

From Beyond


Dr. Pretorius e seus colegas estão trabalhando em uma experiência, por meio da estimulação da glândula pineal, querem abrir a mente humana para dimensões superiores. O experimento é bem-sucedido, no entanto, eles são imediatamente atacados por terríveis formas de vida, que aparentemente estão em torno de nós o tempo todo. Quando o Dr. Pretorius é morto por um deles, o Dr. Tillinghast sob suspeita pela morte é considerado louco, devido a sua história. Só a psicóloga ambiciosa Dr.ª McMichaels acredita nele e quer continuar o experimento.

 

As Luzes de Fenix (2017)

Phoenix Forgotten


Found footage baseado em eventos que aconteceram em 1997. Vinte anos depois de três adolescentes terem desaparecido na sequência de misteriosas luzes no Arizona, imagens nunca vistas antes daquela noite são descobertas, relatando as últimas horas daquela expedição fatídica.

 

Eles Vivem (1988)

They Live


John Nada é um homem desempregado que anda pelas ruas da cidade procurando algo para fazer. Um dia, ele encontra um óculos de sol e, por meio deles, consegue enxergar a face verdadeira das pessoas.

Por mais que seja um filme de John Carpenter, essa obra não é tão popular como outras desse diretor, mas passa uma mensagem de extrema importância.

 

Coerência (2013)

Coherence


Quatro casais de amigos com um passado em comum se reúnem para jantar e para esperar que um cometa atravesse o céu. Entretanto, o fenômeno altera tudo. O desencadear de fatos estranhos os deixa incomunicáveis e sem luz no bairro inteiro, exceto por uma única casa a dois quarteirões. O pós-jantar se torna um pesadelo.

 

O Cubo (1997)

Cube


Uma estudante, um ex-presidiário, um engenheiro, uma assistente social, um policial e um deficiente mental estão presos como ratos numa ratoeira dentro de um labirinto de Cubo e interligados e sem saída aparente. Eles não têm ideia como chegaram ali e por que foram escolhidos. Sem a possibilidade de encontrar água ou comida, e depois de examinarem mais profundamente a situação, os seis descobrem que algumas salas possuem armadilhas com equipamentos destrutivos.

Mais um filme que foi esquecido e deu origem a muitos outros com temática escape rooms por aí e até tão falado O Poço da Netflix.

 

Morgan (2016)


Uma consultora corporativa de gestão de risco precisa investigar um acidente em uma instalação remota. Ela se questiona ao ter que decidir se um ser artificial vivo deve ou não ser sacrificado.

 

Circle (2015)


Cinquenta pessoas acordam em um ambiente desconhecido e percebem que cada uma está restrita a um pequeno círculo. De minutos em minutos uma delas é assassinada. A escolha de quem morre e o derradeiro destino daquele grupo causa uma enorme comoção no local.

 

Possessão (1981)

Possession


Após retornar de uma longa viagem, tudo que Marc quer é encontrar sua esposa Anna e seu filho novamente. No entanto, assim que chega à Berlim, Marc percebe que Anna mudou radicalmente de comportamento e, assim que pode, ela pede o divórcio. O homem inicialmente suspeita que Anna foi infiel a ele. Os eventos dão uma guinada sinistra e Marc percebe que está em uma situação macabra.

 

Replace (2017)


Jovem e bonita, Kira sofre de uma doença estranha: sua pele começa a envelhecer rapidamente, secar e soltar-se do corpo. Quando ela descobre que pode substituir sua própria pele pela de outra pessoa, ela precisa escolher entre assistir seu próprio corpo murchar e morrer ou ceder à tentação seja qual for o preço.

 

Prova Final (1998)

The Faculty


O filme se passa em uma escola sob ameaça de invasão por criaturas do espaço. Percebendo que seus professores e colegas de classe estão se comportando de forma estranha, um grupo de estudantes tenta combater a ameaça alienígena que mudou todos ao redor.

Outro que definitivamente foi esquecido, mas que vale a pena relembrar ou conhecer.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page