top of page

15 Filmes de Terror Ambientados em Escolas

Na maioria dos casos, a escola é o nosso primeiro contato com a socialização. É lá que fazemos nossos primeiros amigos, com quem compartilhamos não só a rotina estudantil, como também momentos fundamentais de nossas formações como alunos e indivíduos. Compartilhamos brincadeiras, memórias, segredos e até mesmo traumas.


Confira também nossas listas de filmes ambientados em Hospitais e Hotéis


Portanto, é natural que esse ambiente seja trabalhado dentro do cinema de gênero, afinal, é um terreno fértil para explorar as imaginações, experiências, angústias e medos dessa fase tão importante onde começamos a adquirir conhecimento e amadurecimento. E para exemplificar todo esse potencial criativo, separamos 15 filmes de terror ambientados em escolas para você relembrar os bons e maus momentos da infância e adolescência.

 

Wishing Stairs (2003)

Yeowoo Gyedan


DIR. YUN JAE-YEON

Uma escada que leva ao dormitório de um internato de meninas geralmente tem 28 degraus, mas às vezes aparece um 29º degrau. Qualquer desejo que você fizer enquanto estiver neste degrau se torna realidade, mesmo que seja da maneira mais terrível possível.

 

Confissões (2010)

Kokuhaku


DIR. TETSUYA NAKASHIMA

No último dia de aula em uma escola, a professora se despede dos alunos e diz que não mais voltará a lecionar. Ela ainda faz uma afirmação: sua filha de apenas quatro anos de idade, que supostamente morreu afogada na piscina da própria escola, na verdade foi assassinada por dois estudantes daquela classe. Antes mesmo de alguém se pronunciar, sem meias-palavras a professora anuncia que está prestes a se vingar. O que se vê é a transformação de uma pessoa calma e passiva numa mulher de sangue-frio.

 

Relação Mortal (2011)

The Moth Diaries


DIR. MARY HARRON

A história mostra duas garotas, em um exclusivo colégio de meninas, que começam a ter fixação na misteriosa Ernessa, uma figura pálida, enigmática, melancólica, e com olhos hipnotizantes e fascinantes. Uma vez que estranhos eventos começam a ocorrer sempre onde Ernessa está, as companheiras de quarto se perguntam se ela é humana ou algo completamente diferente.

 

Lição do Mal (2012)

Aku no Kyôten


DIR. TAKASHI MIIKE

O filme conta a história de um professor chamado Seiji Hasumi, que é amado por seus alunos e respeitado por seus colegas. Mas sua charmosa aparência externa esconde sua verdadeira natureza. Na realidade, ele esconde um segredo que não o permite sentir empatia por qualquer ser humano, tendo uma séria desordem de personalidade antissocial.

 

The Dirties (2013)


DIR. MATT JOHNSON

A linha entre realidade e ficção começa a se confundir quando dois melhores amigos começam a fazer um filme sobre como se vingar dos valentões.

 

Fatal Frame (2014)

Gekijô-ban: Zero


DIR. MARI ASATO

Aya Tsukimori e Michi Kazato vivem juntas em um dormitório que carrega uma maldição que afeta apenas garotas. As meninas começam a investigar o caso e descobrem forças sobrenaturais muito além do que imaginavam.

 

Mate-me Por Favor (2015)


DIR. ANITA ROCHA DA SILVEIRA

Na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, uma onda de assassinatos sombrios assola a região. O que começa como uma curiosidade mórbida para os jovens locais, lentamente começa a modificar suas vidas. Dentre eles está Bia, de 15 anos, que, após um encontro com a morte, fará de tudo para certificar-se que está viva.

 

A Enviada do Mal (2015)

The Blackcoat's Daughter


DIR. OZ PERKINS

No auge do inverno, Kat e Rose - duas garotas muito diferentes - passam as férias de inverno em sua prestigiosa escola preparatória. O que eles não sabem é que Kat está sendo perseguida por uma entidade maligna e suas vidas estão prestes a mudar para sempre. Enquanto isso, Joan, uma mulher jovem e problemática, atravessa uma paisagem congelada em direção à escola. Mas por que?


Confira nosso texto sobre Filmografia: Oz Perkins

 

As Garotas da Tragédia (2017)

Tragedy Girls


DIR. TYLER MACINTYRE

Duas amigas obcecadas por morte tem um programa online para cobrir recentes assassinatos em sua cidadezinha. Quando elas capturam o serial killer, que se recusa a ensiná-las tudo que sabe, elas iniciam sua própria matança, espalhando o pavor entre a população.

Ouça nosso episódio sobre 20 Teen | Maitê Mendonça (Final Girl)

 

O Internato (2018)

Boarding School


DIR. BOAZ YAKIN

Quando o problemático Jacob Felsen de 12 anos é mandado para um colégio interno, ele entra no pior pesadelo de todas as crianças: uma velha mansão assustadora, deserta, exceto por seis outros adolescentes desajustados e dois professores ameaçadores e misteriosos. Conforme os eventos se tornam cada vez mais horríveis, Jacob deve vencer seus medos para encontrar a força para sobreviver.

 

A Criança Zombie (2019)

Zombi Child


DIR. BERTRAND BONELLO

Haiti, 1962. Um homem é trazido de volta do mundo dos mortos apenas para ser enviado ao inferno do trabalho nos campos de cana. Em Paris, 55 anos depois, na conceituada escola da Legião de Honra, uma jovem aluna haitiana confessa um antigo segredo de família para o grupo de novas amigas - sem imaginar que sua estranha narrativa vai convencer uma colega de coração partido a fazer o inimaginável.


 

Detenção (2019)

Fanxiao


DIR. JOHN HSU

Em 1962, Taiwan, durante o período da lei marcial do Terror Branco, Fang Ray Shin, uma aluna da colina Greenwood High School, está prestando assistência com o professor Chang, e eles gradualmente se apaixonam. Foi um período perigoso em que os livros sensíveis foram proibidos e a liberdade de expressão foi restringida, mas Chang secretamente organizou um grupo de estudos para livros proibidos, juntamente com a professora Miss Yin e o estudante Wei Chong Ting.


Ouça nosso episódio sobre #028 Fanxiao (Detenção)

 

Freaky: No Corpo de um Assassino (2020)

Freaky


DIR. CHRISTOPHER LANDON

Quando um punhal místico faz com que Millie e um serial killer troquem de corpo, a jovem descobre que possui apenas 24 horas para ter seu corpo de volta antes que a troca se torne permanente e ela fique presa na forma de um maníaco de meia-idade para sempre. O grande problema é que, agora, ela parece uma psicopata imponente que é alvo de uma caçada humana por toda a cidade, enquanto o psicopata se parece com ela e planeja libertar seu apetite por carnificina.

 

Trans (2021)


DIR. NAERI DO

Minyoung é uma garota que sonha em se tornar transumana. Depois de ser atacada na escola, ela planeja uma vingança contra os agressores. Minyoung conduz seu batismo elétrico, mas, quando desperta, transformada em uma transumana, ela percebe que assassinou um colega e tenta viajar no tempo e no espaço usando a bobina de tesla.

 

Seance (2021)


DIR. SIMON BARRETT

Camille é a nova estudante em um prestigioso internato para garotas e logo é convidada por seis garotas para se juntar a elas numa sessão espírita na calada da madrugada. Após tentarem chamar o espírito de uma ex-aluna morta que supostamente assombra os corredores, as garotas logo percebem que podem ter despertado algo quando uma delas aparece morta ao amanhecer.

 

Gostou da lista? Então comente, curta e compartilhe com os amigos!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page