top of page
  • Foto do escritorIsabela Picolo

10 Filmes sobre Eco-Horror

O Eco-horror nasceu lá atrás, quando o medo na época era muito ligado à radiação nuclear. Começou em 1954 com Godzilla e O Mundo em Perigo (Them!), animais gigantes que sofreram mutações genéticas, ameaçavam cidades e destruíam prédios.


Com o tempo, os 'monstros' e ameaças mudaram de tamanho. Organizações não governamentais de proteção ao meio ambiente, começaram a ter visibilidade e a propagar alertas sobre o aquecimento global, agrotóxicos e a poluição no planeta. Na década de 70, as coisas ficaram mais realistas, mais assustadoras e a natureza em tamanho real começou a se revoltar com a humanidade.


Esse é o subgênero dentro do horror que mais pode assustar, porque fala sobre a ira da natureza e o comportamento nocivo dos seres humanos com a Terra, causando danos catastróficos e irreversíveis. Confira 10 filmes que mostram que a mãe natureza é a pior vilã.

 

As Ruínas (2008)

The Ruins


Amy, Stacy, Jeff e Eric procuram por diversão no México, mas o que eles encontram é muito mais do que esperavam. Eles descobrem uma entidade maldita em uma região arqueológica na selva do país. Vinhas carnívoras tentam seduzir os amigos em seus tentáculos, forçando o grupo a lutar pela sobrevivência.

 

Long Weekend (1978)

Um Longo Final de Semana


Casal em crise decide passar o final de semana em meio à floresta, buscando isolamento para salvar seu relacionamento. Porém, desde o momento em que chegam ao seu destino, destroem tudo ao seu redor, forçando a natureza a revoltar-se contra eles.


Ouça nosso podcast sobre #006 Um Longo Final de Semana

 

Aniquilação (2018)

Annihilation


Uma bióloga (Natalie Portman) se junta a uma expedição secreta com outras quatro mulheres em uma região conhecida como Área X, um local isolado da civilização onde as leis da natureza não se aplicam. Lá, ela precisa lidar com uma misteriosa contaminação, um animal mortal e ainda procura por pistas de colegas que desaparecem, incluindo seu marido (Oscar Isaac).

 

A Império das Aranhas (1977)

Kingdom of the Spiders


Veterinário relaciona a morte de vários animais a grande número de aranhas existentes na região. Um especialista é chamado, mas as aranhas já se proliferaram e ameaçam toda a população.

 

A Casa da Praia (2020)

The Beach House


Um refúgio romântico para dois namorados se transforma em uma luta pela sobrevivência quando convidados inesperados e o ambiente ao redor, exibem sinais de uma infecção misteriosa.


Ouça nosso podcast sobre #003 Pocket Horror - The Beach House

 

O Enxame (1978)

The Swarm


Um entomologista comanda uma força-tarefa que tenta deter o avanço de abelhas assassinas, que vieram da África (ou Brasil) sendo mais fortes, resistentes e imunes para os pesticidas. Três ferroadas matam um adulto. Enquanto não se acha uma solução, o número de vítimas aumenta assustadoramente.

 

Colapso no Ártico (2006)

The Last Winter


Ao ser enviado para avaliar os impactos ambientais que a extração de óleo pode causar ao Ártico, o ambientalista James Hoffman bate de frente com o chefe da equipe de empregados de uma petrolífera, que deseja que o trabalho seja terminado. As coisas começam a complicar quando Maxwell, o caçula da equipe, desaparece.

 

Fase IV- Destruição (1974)

Phase IV


Um fenômeno cósmico parece causar uma mutação nas formigas, tornando-as seres inteligentes. Logo, um grupo de cientistas vai ao deserto para investigar o caso, e encontra estranhas construções.

 

Corrida Silenciosa (1972)

Silent Running


Num futuro não determinado, um jardineiro espacial se rebela quando recebe ordens de destruir o que resta da natureza, protegida em domas espaciais, pois a Terra conseguiu meios artificiais de sobreviver sem ela.

 

A Invasão das Rãs (1972)

Frogs


Jason Crockett é um milionário idoso e fisicamente frágil que convida a família para uma celebração do seu aniversário numa numa ilha. Pickett Smith é um fotógrafo free-lancer que está a fazer uma reportagem para uma revista de ecologia. Jason Crockett odeia a natureza e envenena todos os seres vivos na sua propriedade. Na noite do seu aniversário, as rãs e outros membros da natureza preparam-se para a vingança.

 

Gostou dessa lista? Compartilhe!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page