top of page

52 Filmes de Terror Dirigidos por Mulheres

Em 2015 a WIF - Women in Film iniciou o desafio #52FilmsByWomen que tinha a proposta de fazer com que os espectadores assistissem ao menos um filme com direção feminina por semana ao longo de um ano. E por mais que pareça uma tarefa relativamente fácil, pesquisas demonstram o contrário.


Segundo dados levantados pela Universidade do Sul da Califórnia (EUA), somente 4% dos 1.223 diretores envolvidos nos filmes mais populares entre 2007 e 2016 eram mulheres. E apesar do recorde em 2020, onde as mulheres dirigiram 16% dos 100 filmes de maior bilheteria nos EUA, existe um longo caminho a percorrer, uma vez que além da óbvia desproporção, nas demais áreas houve estagnação ou piora, como é o caso das roteiristas.


E como resultado dessa disparidade temos uma grande quantidade de filmes com personagens femininas mal construídas, estereotipadas, servindo apenas como elemento de roteiro ou interesse romântico dos homens da trama, e por vezes sofrendo constante sexualização e objetificação.


O que nos leva a questão do protagonismo feminino. De acordo com pesquisa realizada pelo Google, apenas no terror as mulheres tem mais tempo de tela (53%) do que os homens. Quando se trata de falas, elas ocupam 47% do tempo. Mas se engana quem pensa que isso torna o cinema de gênero realmente igualitário.


Por muito tempo, a maioria desses filmes possuiu somente dois papeis possíveis para suas personagens: ou a de santa puritana virginal e inocente, ou a de bruxa demoníaca promíscua e causadora de todo o mal. Sem contar, é claro, na persistência em sexualizar e violentar o corpo feminino para justificar suas atitudes e motivações.


Confira também o post do Delirium Nerd sobre Uma relfexão sobre Rape and Revenge e falso feminismo


Portanto, por tudo isso e mais um pouco, resolvemos listar 52 filmes de terror dirigidos por mulheres, que além de trazerem perspectivas e histórias diferentes dentro do gênero, ainda escapam dessas problemáticas. A lista contém somente algumas restrições: focamos apenas em filmes dos últimos dez anos e com a direção composta unicamente por mulheres. Lembrando que você também pode encontrar essa lista no Filmow ou Letterboxd.

 

Relação Mortal (2011)

The Moth Diaries


DIR. MARY HARRON

A história mostra duas garotas, em um exclusivo colégio de meninas, que começam a ter fixação na misteriosa Ernessa, uma figura pálida, enigmática, melancólica, e com olhos hipnotizantes e fascinantes. Uma vez que estranhos eventos começam a ocorrer sempre onde Ernessa está, as companheiras de quarto se perguntam se ela é humana ou algo completamente diferente.

 

Helter Skelter (2012)

Herutâ Sukerutâ

DIR. MIKA NINAGAWA

A super estrela Ririko se submete a várias cirurgias plásticas no seu corpo. Ela é vista como um ícone de beleza. No entanto, tantas cirurgias começam a trazer consequências para o seu corpo, enquanto isso Ririko torna a vida daqueles ao redor dela insuportável, ao mesmo tempo em que tenta lidar com seus problemas pessoais e sua carreira, querendo sempre ser a número 1.

 

Acorrentados (2012)

Chained


DIR. JENNIFER CHAMBERS LYNCH

Bob é um serial killer que vigia suas presas ao redor da cidade junto ao seu protegido Tim, que precisa fazer uma escolha de vida ou morte: seguir os passos de Bob ou se livrar dele.


Ouça nosso episódio sobre 17 Gore | Marco Túlio (Cine Diário)

 

O Beijo do Vampiro (2012)

Kiss of the Damned


DIR. XAN CASSAVETES

Seduzida por Paolo, a vampira Djuna não consegue resistir e entrega-se ao rapaz, dando início a um relacionamento amoroso. Mas a relação se complica com a chegada inesperada da irmã de Djuna, capaz de perturbar toda a comunidade de vampiros.

 

O Lado Sombrio (2013)

Dark Touch


DIR. MARINA DE VAN

À noite, uma casa isolada no interior ganha uma vida monstruosa por si própria. Objetos e móveis saem do controle, deixando Neve, de 11 anos, como a única sobrevivente de um massacre sangrento que destrói os corpos de seus pais e culminam na morte de seu irmão mais novo, Ciaran. Ela é acolhida por amigos de seus pais que, com a ajuda de uma assistente social local, tentam amenizar seu trauma rodeando-a de amor e reconstruindo o semblante de uma vida normal. Mas Neve não encontra paz. Longe disso…

 

Bilocation (2013)

Bairokêshon


DIR. MARI ASATO

Uma aspirante a pintora vê em seu quadro, sua última chance de ser bem sucedida como artista. Certo dia, ao ser acusada de falsificar dinheiro, ela é levada por um detetive a um lugar onde toma conhecimento da existência de “bilocações”, fenômenos sobrenaturais que assumem forma humana igual à da pessoa original. Porém esses clones surgem com um propósito e características herdadas das pessoas originais, colocando em risco não só suas identidades, mas também suas próprias existências.

 

Garota Sombria Caminha pela Noite (2014)

A Girl Walks Home Alone at Night


DIR. ANA LILY AMIRPOUR

Coisas estranhas acontecem em Bad City. Uma cidade iraniana fantasma, lar de prostitutas, viciados, cafetões e outras almas sórdidas. Um reduto de depravação e falta de esperança, onde uma vampira solitária persegue os habitantes mais repugnantes. Mas quando um garoto conhece uma garota, uma história de amor incomum começa a florescer…

 

Blood Punch (2014)


DIR. MADELLAINE PAXSON

O jovem Miltonfoge da reabilitação para seguir uma garota misteriosa chamada Skyler em um plano para fabricar drogas. Mas quando ela o atrai para uma cabana isolada com seu namorado psicótico, esse triângulo amoroso desce rapidamente em um ciclo sobrenatural de carnificina e caos sem fim... e sem escapatória.

 

Sinfonia da Necrópole (2014)


DIR. JULIANA ROJAS

O jovem aprendiz de coveiro Deodato está com seu emprego em risco. Os outros coveiros duvidam de sua capacidade para o trabalho. Seu tio Jaca tenta sensibilizá-lo para a função, mas é inútil: o trabalho aflige a Deodato, que tem aspirações artísticas. Prefere tocar o órgão da igreja escondido e vagar pelo cemitério escrevendo poemas. Após desmaiar durante um dos enterros, ele é chamado à diretoria, onde é confrontado por Aloizio, o administrador do cemitério.

 

Honeymoon (2014)


DIR. LEIGH JANIAK

Os jovens recém-casados Paul e Bea viajam para passar a sua lua de mel em um distante lago no interior, onde a promessa de romance e privacidade os aguarda. Pouco depois de chegar, Paul encontra Bea errante e desorientada no meio da noite. Conforme ela se torna mais distante e seu comportamento cada vez mais peculiar, Paul começa a suspeitar de que algo mais sinistro do que apenas o sonambulismo se passou na floresta.

 

The Blue Hour (2015)

Onthakan


DIR. ANUCHA BOONYAWATANA

Este romance gay de suspense conta a história de um adolescente que sofre bullying chamado Tam que inicia um relacionamento sexual e afetivo com Phum, um misterioso rapaz, em uma piscina abandonada e assombrada. O relacionamento começa como um simples romance mas se desloca para um território mais sombrio.

 

Model Hunger (2015)


DIR. DEBBIE ROCHON

A ex-modelo e atriz Ginny foi deixada de lado pela exploradora indústria quando ela era jovem devido ao seu tipo de corpo. Ginny não aceitava bem a rejeição e com o passar dos anos se tornou uma mulher quebrada, sedenta de sangue e em busca de vingança. Quando seus novos vizinhos Debbie e Sal se mudam, Debbie começa a notar coisas estranhas acontecendo ao lado, tornando-se obsessivamente determinada a descobrir a vida secreta que Ginny está levando, que envolve canibalismo e uma crescente pilha de corpos.

 

Mate-me Por Favor (2015)


DIR. ANITA ROCHA DA SILVEIRA

Na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, uma onda de assassinatos sombrios assola a região. O que começa como uma curiosidade mórbida para os jovens locais, lentamente começa a modificar suas vidas. Dentre eles está Bia, de 15 anos, que, após um encontro com a morte, fará de tudo para certificar-se que está viva.

 

Evolução (2015)

Évolution


DIR. LUCILE HADŽIHALILOVIĆ

O enredo gira em torno de Nicolas, um garoto de 11 anos de idade que vive em um pequeno vilarejo à beira do mar, acompanhado por sua mãe. O local não tem nenhuma atividade, a não ser pelo hospital, onde todos os garotos são submetidos a estranhas experiências médicas que tem a intenção a frear os passos da evolução.


Ouça nosso episódio sobre #005 Évolution (Evolução)

 

A Atração (2015)

Córki Dancingu

DIR. AGNIESZKA SMOCZYŃSKA

A obra segue duas irmãs, Prateada e Dourada, que são sereias. Com fome de amor e de carne, as duas chegam a Varsóvia, assumem uma forma humana e vão trabalhar num clube noturno. Contudo, quando uma delas se apaixona, surge a inveja, a obsessão e com isso o perigo.

 

The Love Witch (2016)


DIR. ANNA BILLER

Elaine é uma jovem bruxa que está determinada a encontrar o homem de sua vida. Ela leva homens para seu apartamento e faz magias e poções a fim de seduzi-los. Tudo funciona bem, mas ela acaba com uma série de vítimas infelizes. Quando ela finalmente encontra o homem de seus sonhos, seu desespero para ser amada a torna insana.


 

Brilho Eterno (2016)

Always Shine

DIR. SOPHIA TAKAL

Duas melhores amigas, Anna e Beth, decidem fazer uma viagem de fim de semana para as montanhas de Big Sur, na Califórnia, para tentar uma reaproximação e restabelecer uma amizade abalada por anos de competição e inveja. Mas o confronto das duas releva reações inesperadas, trazendo a tona verdades ocultas sobre as duas e seu relacionamento, e mudando a vida delas para sempre.

 

Grave (2016)

Raw


DIR. JULIA DUCOURNAU

Justine é uma jovem tímida e vegetariana, caloura na mesma faculdade de veterinária em que estuda sua irmã, Alexia. Durante o trote, a menina é forçada a comer carne animal pela primeira vez e a ação provoca mudanças extremas em sua vida.


Ouça nosso episódio sobre 18 Canibalismo | Daniel Medeiros (7 Marte)

 

O Despertar de Lilith (2016)

Lilith's Awakening


DIR. MONICA DEMES

Uma mulher sexualmente reprimida abraça seu lado sombrio, experienciando sua fantasia mais selvagem.

 

Prevenge (2016)


DIR. ALICE LOWE

Ruth, uma mulher grávida de sete meses, acredita ouvir seu filho, assim como muitas outras gestantes acreditam. A diferença é que seu bebê está dizendo para ela começar uma matança. Viúva há apenas alguns meses, Ruth segue as ordens da criança e inicia uma violenta jornada de assassinatos.

 

Querida Irmã (2016)

Nong Hak


DIR. MATTIE DO

Uma garota pobre de uma aldeia no Laos viaja para a capital do país, Vientiane, para cuidar de sua prima rica que perdeu a visão. Ela logo percebe que a prima, além de ter adquirido a habilidade de se comunicar com os mortos, pode também fornecer um caminho para a riqueza.

 

XX (2017)


DIR. JOVANKA VUCKOVIC, KARYN KUSAMA, ROXANNE BENJAMIN, ST. VINCENT

Esta antologia de horror estrelado por mulheres apresenta quatro contos escuros de quatro mulheres ferozmente talentosas.

 

Fobia (2017)

Most Beautiful Island


DIR. ANA ASENSIO

Luciana é uma jovem imigrante que luta para começar uma nova vida em Nova York, enquanto tenta escapar do seu passado. Na nova cidade, ela recebe uma oportunidade que não pode negar, mas, a medida que o dia termina, ela é atraída para o centro de um jogo perigoso. Vidas são colocadas em risco durante enquanto um série de eventos entretém alguns privilegiados.

 

O Animal Cordial (2017)

DIR. GABRIELA AMARAL ALMEIDA

Inácio é o dono de um restaurante de classe média, por ele gerenciado com mão de ferro. Tal postura gera atritos com os funcionários, em especial com o cozinheiro Djair. Quando o estabelecimento é assaltado por Magno e Nuno, Inácio e a garçonete Sara precisam encontrar meios para controlar a situação e lidar com os clientes que ainda estão na casa: o solitário Amadeu e o casal endinheirado Bruno e Verônica.

Ouça nosso episódio sobre #011 O Animal Cordial e Trabalhar Cansa

 

Os Tigres Não Têm Medo (2017)

Vuelven

DIR. ISSA LÓPEZ

Estrella tem 10 anos de idade e 3 desejos: O primeiro, que sua mãe desaparecida retorne e ele se realiza. Sua mãe está de volta mas está morta e segue Estrella para todos os lugares. Aterrorizada, a garota tenta escapar dela se juntando à uma gangue órfã de violência. Logo ela percebe que os mortos nunca são deixados para trás e quando você está no meio de brutalidade e violência, os desejos nunca se tornam realidade da maneira que você quer que eles sejam.


Ouça nosso episódio sobre #013 Vuelven (Os Tigres Não Têm Medo)

 

Um Jogo Perverso (2018)

Braid


DIR. MITZI PEIRONE

Petula e Tilda são amigas de longa data que se sustentam traficando drogas na cidade de Nova York. Mas uma apreensão inesperada dos entorpecentes que vendem resulta em um prejuízo de 80 mil dólares, obrigando a dupla a fugir da cidade. Elas resolvem se esconder da polícia e de seu fornecedor na casa de Daphne, amiga de infância das duas que sofre com intensos problemas psiquiátricos.

 

A Maldição da Freira (2018)

The Devil's Doorway


DIR. AISLINN CLARKE

No outono de 1960, os padres Thomas Riley e John Thornton são enviados pelo Vaticano para investigar um evento milagroso em um lar irlandês para mulheres órfãs, grávidas solteiras ou com distúrbios mentais. Lá eles encontram uma adolescente grávida com sinais de possessão demoníaca e acabam descobrindo algo terrível.

 

Mentira Incondicional (2018)

The Lie


DIR. VEENA SUD

Quando uma adolescente confessa ter matado impulsivamente sua melhor amiga, seus pais desesperados encobrem o crime terrível com uma rede de mentiras.

 

Depois do Fim dos Tempos (2018)

Endzeit


DIR. CAROLINA HELLSGÅRD

Dois anos depois que os zumbis tomaram a Terra, as cidades alemãs de Weimar e Jena são os últimos lugares em que ainda há um sinal de civilização humana. Duas jovens, Vivi e Eva, fogem dos limites da comunidade livre de zumbis de Weimar. Essa jornada as leva até uma paisagem pós-apocalíptica bela e exuberante: na ausência de humanos, a natureza reassumiu o controle do local. Percebendo que a luta contra os mortos-vivos pode não ser deles, surge um novo entendimento dessa situação.

 

Terra Assombrada (2018)

The Wind


DIR. EMMA TAMMI

Lizzy Macklin é uma mulher que acaba de se mudar para a fronteira dos Estados Unidos com seu marido. Quando uma presença maligna começa a se fazer presente em sua vida, ela passa a ser infestada por paranoia e gradualmente é levada a loucura.

 

Ladyworld (2018)


DIR. AMANDA KRAMER

Uma festa de aniversário rapidamente se transforma em caos quando um misterioso terremoto prende oito adolescentes sozinhas em uma casa, desafiando suas amizades, identidades e o que significa ser humano.

 

Head Count (2018)


DIR. ELLE CALLAHAN

Grupo de jovens passeando pelo deserto de Joshua Tree, na Califórnia, se vê às voltas com uma entidade sobrenatural que parece enganá-los tomando os lugares de cada um deles.


Ouça nosso episódio sobre #032 Head Count

 

Tudo Que Destruímos (2019)

All That We Destroy


DIR. CHELSEA STARDUST

Uma geneticista teme que seu filho possa estar virando um serial killer e cria um grupo de clones na tentativa de curar suas tendências psicopatas.

 

Fronteira do Medo (2019)

Culture Shock


DIR. GIGI SAÚL GUERRERO

Uma jovem mexicana grávida em busca de condições melhores de vida atravessa ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos e se encontra em um verdadeiro pesadelo.

 

Banana Splits - O Filme (2019)

The Banana Splits Movie


DIR. DANISHKA ESTERHAZY

Nesta releitura do clássico programa infantil "Banana Splits" da Hanna-Barbera, exibido nos anos 60, um garotinho chamado Harley ganha de presente de aniversário ingressos para participar da gravação da série de TV, apresentada por um simpático quarteto animalesco. Mas o que parecia ser apenas a chance de se divertir, logo toma um rumo inesperado quando a contagem de corpos aumenta rapidamente.

 

Rabid (2019)


DIR. JEN SOSKA, SYLVIA SOSKA

A tranquila Rose trabalha com roupas de moda feminina, na esperança de ser designer. Um acidente de trânsito danifica seu rosto. Ela recebe tratamento experimental com células-tronco, deixando-a mais forte e mais bonita do que nunca, mas há um efeito colateral.


 

Sangue de Pelicano (2019)

Pelikanblut

DIR. KATRIN GEBBE

Uma mulher que treina cavalos policiais quer mais uma filha e então adota uma criança, uma menina de 5 anos gravemente traumatizada. Quando a menina mostra comportamento violento e antissocial, sua nova mãe fica determinada a ajudá-la.

 

Sea Fever (2019)


DIR. NEASA HARDIMAN

Siobhán é uma estudante de biologia que prefere passar seus dias trancafiada no laboratório. Entretanto, ela deve sobreviver durante uma semana num barco pesqueiro, onde deve manter o mínimo de relacionamento com a equipe. Mas no fundo do Atlântico, uma forma de vida invade o barco. Quando a tripulação sucumbe a uma infecção estranha, Siobhán deve se livrar de sua ansiedade e de sua alienação para ganhar a confiança deles antes que todos morram.


Ouça nosso episódio sobre Pocket Horror #020 Sea Fever

 

Impura (2019)

Pure


DIR. HANNAH MACPHERSON

Durante um retiro de pureza, um grupo de garotas realiza um ritual secreto. Quando uma delas começa a ver uma entidade sobrenatural, surge um terrível questionamento - o que é pior: o demônio que elas libertaram ou a pressão para exceder às expectativas de seus pais?

 

O Segundo Cordeiro (2019)

The Other Lamb


DIR. MAŁGORZATA SZUMOWSKA

Selah é uma jovem nascida em um culto repressivo conhecido como "rebanho". Todas as mulheres e crianças vivem em um complexo rural e são liderados por um homem, conhecido apenas como "Pastor". Selah recebe a grande honra de participar do ritual sagrado do nascimento dos cordeiros, do qual o rebanho depende para sobreviver. Durante a cerimônia, ela passa por uma experiência chocante. A adolescente começa a ter visões estranhas que a fazem questionar sua própria realidade, e tudo o que o Pastor a ensinou.

 

Saint Maud (2019)


DIR. ROSE GLASS

Maud é uma jovem enfermeira religiosa que se torna perigosamente obcecada em salvar a alma de sua glamorosa paciente Amanda.


Ouça nosso episódio sobre Pocket Horror #021 Saint Maud

 

Ela Nunca Morre (2019)

She Never Died


DIR. AUDREY CUMMINGS

A imortalidade parece um presente desejado pela maioria das mentes. Parece salvar. Do desaparecimento e da ignorância aonde a alma vai depois da morte do corpo. Lacey nunca morreu. Ela simplesmente não pode deixar o mundo dos vivos. Mas a incapacidade de morrer não deu a Lacey os melhores traços de personalidade. Ela confiantemente se transformou em uma criação social. Além disso, ela foi forçada a cometer atos aterrorizantes, a saber, comer sangue e carne. Tal alimento é necessário para ela manter a força. Mas esse estilo de vida não podia deixar de afetar sua psique e ela está piorando, mas não tem escolha.

 

Amuleto (2020)

Amulet


DIR. ROMOLA GARAI

Um ex-soldado encontra refúgio da guerra numa casa em ruínas, cuidando de uma mulher e sua mãe moribunda. Ele suspeita que a mulher mais jovem é escravizada por um demônio, mas nem tudo é o que parece.

 

Relic (2020)

DIR. NATALIE ERIKA JAMES

Quando Edna desaparece, sua filha Kay e neta Sam são forçadas a voltar para a decadente casa da família para encontrar pistas de seu paradeiro em meio a confusão causada pela sua demência. No entanto, aos poucos elas começam a desconfiar que não é apenas a doença que está causando essas atitudes, mas talvez uma presença traiçoeira que pretende tomar controle dela.

 

M.O.M. Mothers of Monsters (2020)

DIR. TUCIA LYMAN

Uma mãe perturbada suspeita que seu filho adolescente é um psicopata e que pode cometer uma atrocidade em sua escola, mas quando ele supera o sistema de saúde mental, ela é forçada a resolver o problema com as próprias mãos.


 

12 Hour Shift (2020)

DIR. BREA GRANT

A enfermeira Mandy está apenas tentando sobreviver no seu turno duplo, mas seu vício em drogas, colegas de trabalho irritantes, pacientes carentes e familiares desonestos estão dificultando bastante, sem mencionar os criminosos que roubam órgãos.

Ouça nosso episódio sobre Pocket Horror #015 12 Hour Shift

 

Bulbbul (2020)


DIR. ANVITTA DUTT

Uma mulher abandonada precisa lidar com um passado doloroso enquanto sua aldeia é assolada por assassinatos misteriosos.

Ouça nosso episódio sobre #023 Bulbbul

 

Ela Morre Amanhã (2020)

She Dies Tomorrow


DIR. AMY SEIMETZ

Amy entra numa espiral de loucura ao achar que vai morrer amanhã. Quando sua cética amiga descobre que o medo da morte de iminente dela é contagioso, as duas começam uma bizarra aventura no que pode ser o último dia da vida de ambas.


Ouça nosso episódio sobre #019 She Dies Tomorrow (Ela Morre Amanhã)

 

Darkness in Tenement 45 (2020)


DIR. NICOLE GROTON

Joanna, vive com sua supercontroladora tia Martha em um prédio de cortiços de baixa renda em Nova York desde que uma violenta explosão a deixou lutando contra um sentimento que ela só pode descrever como a "escuridão". Mal sabia ela que semanas depois de se mudar, uma ameaça biológica da União Soviética deixaria o prédio fechado e os inquilinos trancados lá dentro. Com a comida diminuindo e o papel controverso de Martha como líder em expansão, Joanna percebe que ela deve enfrentar tanto sua escuridão quanto sua tia, a fim de salvar os inquilinos. Mas ela pode assumir a liderança sem deixar a escuridão tomar conta dela?

 

Lingering (2020)

Hotel Leikeu


DIR. YOON EUN-GYEONG

Quando Yoo-mi procura a amiga de sua mãe em um hotel para deixar a irmã mais nova, ela cai em inesperado mistério e horror.

 

Noturno (2020)

Nocturne

DIR. ZU QUIRKE

Dentro de uma prestigiada instituição para músicos clássicos, uma tímida pianista começa a ofuscar sua elogiada irmã gêmea após descobrir o misterioso diário de uma colega de classe recentemente falecida.

 

Letters to Satan Claus (2020)


DIR. EMMA JEAN SUTHERLAND

Depois de retornar à sua cidade natal como repórter de notícias da cidade grande, uma mulher enfrenta o demônio de seu passado após um simples erro de digitação em sua carta ao Papai Noel, um erro inofensivo que convocou Satanás para matar seus pais.

 

Gostou da lista? Então comente, curta e compartilhe com os amigos!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page