Seleção por Tati Regis e Monique Costa
Para a alegria dos fãs do cinema fantástico, abril foi um mês repleto de festivais incríveis com catálogos diversos dos mais variados países e sobre inúmeros temas e gêneros. Mas apesar de termos focado nossas listas e textos nos longas-metragens desses eventos, eles também estão exibindo curtas super interessantes que podem passar despercebidos.
E como sabemos o quão difícil é escolher algo para assistir em meio a tantos títulos promissores, decidimos listar 30 dos nossos curtas favoritos que estão disponíveis de forma online e gratuita nessa última leva de festivais, sendo eles o 6° Festival P.O.E. de Cinema Fantástico, o Fantacine 2021 e o Cinecaos VI. As informações e links sobre cada um deles estão logo a seguir, juntos com as nossas recomendações.
6° Festival P.O.E. de Cinema Fantástico
Também em sua 6ª edição neste ano, o P.O.E. acontece entre os dias 21 e 30 de Abril e conta com uma programação de 68 filmes dentro das categorias Longa Metragem, Mostra Nacional Competitiva, Mostras de Curtas, Anima Sanja, Review (filmes premiados em edições anteriores do P.O.E) e Filmes Convidados. Além disso, o festival exibirá três filmes na categoria Queen Fantástico, que tem como objetivo uma maior inclusão de drag queens, travestis e transexuais em papéis de protagonismo e direção no cinema fantástico.
RECOMENDAÇÕES:
A Última Encruzilhada da Terra (2019) - Dir. Fabrício Castro
Cadeia Alimentar (2019) - Dir. Raphael Medeiros
Dragnostra (2019) - Dir. P. V. Vidotti
Egum (2020) - Dir. Yuri Costa
Ex-Humanos (2019) - Dir. Mariana Porto
Hornzz (2019) - Dir. Lena Franzz
Janaína Sem Cabeça (2020) - Dir. Bruna Schelb Corrêa
No Podrás Volver Nunca (2020) - Dir. Mónica Mateo
Obscura (2020) - Dir. Matheus Maltempi
Sob o Olhar da Chuva (2020) - Dir. Nalú de Souza, Walklenguer Oliveira
Lembrando que você pode assistir a todos os curtas recomendados na plataforma Darkflix, junto com os demais filmes que integram o evento.
Fantacine 2021
A Fantacine é a primeira mostra de Cinema Fantástico de Rondônia, que acontece entre os dias 20 e 26 de Abril, e reúne várias produções nacionais em uma programação gratuita e diversificada. Os curtas foram agrupados em três mostras, sendo elas a Anhangá (focada no horror e no medo de si, do próximo, do social, da história, do espiritual, do desconhecido), a Boiúna (focada no mítico e nas encantarias, nas lendas e mitologias originárias, no universo do inverificável mundo sobrenatural) e a Akuanduba (focada na ficção científica, do cyberpunk ao pós-apocalíptico, do narrativo ao experimental).
RECOMENDAÇÕES:
Atrofia (2018) - Dir. Geisla Fernandes, Wllyssys Wolfgang
Conte sua História ou Entregue sua Alma (2020) - Dir. Andrea Avancini
DNA-M: Deus Não Acredita em Máquinas (2019) - Dir. Ely Marques
E Agora, Você (2020) - Dir. Edson Lemos Akatoy
Jamary (2021) - Dir. Begê Muniz
Mãtãnãg, A Encantada (2019) - Dir. Shawara Maxakali, Charles Bicalho
Missão Berço Esplêndido (2021) - Dir. Joel Caetano
Náusea (2019) - Dir. Thomas Webber
Sol (2017) - Dir. Carlos G. Gananian
Vendo Boto (2021) - Dir. Nonato Tavares
Lembrando que você pode assistir a todos os curtas recomendados no site do Fantacine, junto com os demais filmes que integram o evento.
CineCaos VI
Desde sua primeira edição, o CineCaos se propõe a pensar de forma crítica os conteúdos imersos na vida cotidiana e social, refletir e provocar o debate em torno das diversas questões abordadas pelos filmes. Nascida em Cuiabá, a mostra independente exibe filmes fora do circuito comercial, que envolvem a cultura underground, o gore e o trash. Para este ano, foram selecionados 40 curtas-metragens em cinco categorias, que estarão disponíveis entre os dias 20 e 30 de Abril.
RECOMENDAÇÕES:
5 Estrelas (2020) - Dir. Fernando Sanches
290 venenos (2019) - Dir. Petter Baiestorf
Boca de Loba (2018) - Dir. Bárbara Cabeça
Carne (2018) - Dir. Mariana Jaspe
Como Nenhuma Inteligência Já Amou (2018) - Dir. Sophi Saphirah
Isolada (2020) - Dir. Ales de Lara
Malandro de Ouro (2019) - Dir. Flávio C. von Sperling
Nervo (2019) - Dir. Pedro Jorge, Sabrina Maróstica
Oni (2018) - Dir. Diogo Hayashi
Sete Gatos para Calígula (2021) - Dir. Geni G., Gurcius Gewdner, Marcel Mars
Lembrando que você pode assistir a todos os curtas recomendados na plataforma Würlak, junto com os demais filmes que integram o evento.
Gostou da lista? Então comente, curta e compartilhe com os amigos!
Commentaires