top of page

10 Filmes de terror com Protagonismo Negro lançados esse ano

Mesmo sendo um gênero político em sua origem, o terror ainda possui um histórico problemático quando se trata de minorias. Personagens negros que são os primeiros a morrer, LGBTQIA+ utilizados como sinônimo de monstruosidade e mulheres sendo constantemente sexualizadas e violentadas.


Mas felizmente, devido a constante luta e crescente debate sobre essas temáticas, o cinema de gênero vem subvertendo esses padrões dando novas histórias a esses personagens. E cabe a nós, meros expectadores, consumir produções que incluam essas narrativas para que a indústria entenda que não só de clichês normativos vive o terror.


Portanto, sem mais delongas, listamos aqui 10 produções que vieram a público este ano e que trazem personagens negros como protagonistas em histórias sobre suas vivências, ancestralidades ou em situações comuns de confronto aos seus medos e traumas.


Confira também o post da Ficcioteca sobre Filmes de terror com protagonistas negros

 

Bliss (2019)

Enfrentando o pior bloqueio criativo de sua vida, uma brilhante pintora recorre a tudo para completar sua obra-prima, entrando num espiral alucinatório de drogas, sexo e morte no submundo de Los Angeles.

 

A Criança Zombie (2019)

Zombi Child


Haiti, 1962. Um homem é trazido de volta do mundo dos mortos apenas para ser enviado ao inferno do trabalho nos campos de cana. Em Paris, 55 anos depois, na conceituada escola da Legião de Honra, uma jovem aluna haitiana confessa um antigo segredo de família para o grupo de novas amigas - sem imaginar que sua estranha narrativa vai convencer um colega de coração partido a fazer o inimaginável.

 

8: A South African Horror Story (2019)


Um velho, destinado a colecionar almas para a eternidade, busca reparação depois de trocar a alma de sua filha.

 

O Que Ficou Para Trás (2020)

His House


Enquanto um jovem casal de refugiados tenta recomeçar na Inglaterra, eles são atormentados por uma força sinistra ligada aos horrores dos quais escaparam no Sudão do Sul devastado pela guerra.


Confira nosso texto sobre His House: o horror de muitos

 

Bad Hair (2020)


Los Angeles, 1989. Anna é uma jovem e ambiciosa mulher que tenta se adequar aos padrões de beleza da sociedade, mas seu sucesso profissional é cobrado quando ela descobre que seu novo cabelo cria uma consciência própria.

 

Nicole (2020)


Essa é a história de um primeiro encontro que dá errado...


Ouça nosso podcast sobre Pocket Horror #011 Nicole

 

Desire Path (2020)


Uma jovem caminha por um caminho de desejo próximo a sua casa e convida uma figura demoníaca para sua vida neste filme de vampiro com um enredo elíptico, diálogo mínimo e personagens indefesos contra seus impulsos.

 

Caixa Preta (2020)

Black Box


Depois de perder sua esposa e sua memória em um acidente de carro, um pai solteiro passa por um tratamento experimental agonizante que faz com que ele questione quem ele realmente é.

 

Spell (2020)


Um homem que sofre um acidente de avião enquanto viaja para a zona rural dos Apalaches com sua família para um funeral e acorda sozinho. Ele acaba sendo achado por um casal de habitantes mais velhos, que o arrasta para um mundo misterioso e sombrio.

 

Kindred (2020)


Quando Bens morre repentinamente em um acidente, sua namorada grávida Charlotte, é levada por sua família - mas eles parecem cada vez mais obcecados com cada movimento dela. Suas suspeitas crescem e o pânico também - até que ponto eles irão em seu desejo de controlá-la e ao seu bebê ainda não nascido?

 

Gostou da lista? Então comente, curta e compartilhe com os amigos!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page