… horror as a genre is very kind to low budget films in a way that almost all other genres aren’t, particularly in the way audiences consume them.
O mais novo longa do diretor Graham Hughes foi lançado em VoD no mês de agosto de 2024. Graham tem 4 filmes no currículo, sendo os dois últimos focados no gênero terror. Death Of a Vlogger, lançado em 2022 é um found footage/ falso documentário que investiga o desaparecimento de um youtuber. Com o foco no sobrenatural, o longa foi todo filmado com a câmera do celular e surpreende muito com baixíssimo orçamento, criatividade e conhecimentos do que funciona dentro do terror. Falamos sobre ele lá no podcast.
Depois, em 2024 foi lançado Hostile Dimensions, outro falso documentário também focando no desaparecimento de uma pessoa. Dessa vez indo mais para a ficção científica, explorando universos paralelos, mas sem deixar de lado o terror e claro, a criatividade.
Em ambos o diretor produz, escreve, edita e atua.
Se você se interessou em conhecer mais sobre o diretor, aqui vai uma pequena entrevista, onde ele conta mais sobre o filme, seus processos criativos e algumas curiosidades a mais.
Isa: I have to say, when I watched Death of a Vlogger I knew I have to follow your work because I really saw a lot potencial, so congrats!
Tenho que dizer, quando vi Death of a Vlogger eu sabia que tinha que seguir seu trabalho porque eu vi muito potencial ali, então parabéns!
Graham: Thank you so much! That’s very kind of you, and lovely to hear.
Muito obrigado! Isso é muito gentil da sua parte e é ótimo ouvir isso.
Isa: I know you didn’t start making horror movies, you make 2 comedies first and lately you started to make horror movies.
which one is more difficult to make and why do you decide to do horror movies?
Sei que você não começou fazendo filmes de terror, antes você fez suas comédias e depois você começou no terror. Qual é o mais difícil de fazer e por que você decidiu ir para o terror?
Graham: I think they both have their ups and downs but also operate on a very similar wavelength. Comedy also deals in creating tension and knowing when to break it with a punchline. I decided to start making horror films because I love all cinema, and because horror as a genre is very kind to low budget films in a way that almost all other genres aren’t, particularly in the way audiences consume them.
Acho que ambos têm seus altos e baixos, mas também operam em uma frequência muito semelhante. A comédia também lida com a criação de tensão e sabe quando quebrá-la com uma piada. Decidi começar a fazer filmes de terror porque amo todo tipo de cinema e, além disso, o gênero de terror é muito mais receptivo a filmes de baixo orçamento de uma maneira que quase todos os outros gêneros não são, especialmente na forma como o público os consome.
Isa: Recently I saw Hostile Dimensions and I was impressed. How was the process to create the ideas for the movie and was it possible to manage everything you planned?
Recentemente vi Hostile Dimensions e eu fiquei impressionada. Como foi o processo para criar as ideias e foi possível fazer tudo o que você planejou?
Graham: Thank you for watching, and I’m glad it impressed you! The process was quite iterative, in that I knew where the story needed to go so I was able to use that to dictate what the kinds of universes can be to complement the story. And from there it was just a case of finding interesting locations and thinking of imaginative ways to make other worlds on a shoestring budget. And absolutely not, I was nowhere close to managing to do everything I planned!
Obrigado por assistir, e fico feliz que tenha te impressionado! O processo foi bastante iterativo, pois eu sabia para onde a história precisava ir e pude usar isso para determinar quais tipos de universos poderiam complementar a história. A partir daí, foi só uma questão de encontrar locais interessantes e pensar em maneiras criativas de criar outros mundos com um orçamento limitado. E absolutamente não, eu estava longe de conseguir fazer tudo o que planejei!
Isa: Hostile Dimensions talks about parallel words. Is that something you believe?
Hostile Dimensions fala sobre mundos paralelos. É algo em que você acredita?
Graham: I don’t know what I believe, that is to say, I buy the plausibility of many theories of how the universe works and how it’s structured, but I don’t have enough scientific (or philosophical) know how to prescribe to any of them. I definitely think parallel worlds are entirely credible, and not much of a leap of the imagination.
Eu não sei no que acredito, ou seja, eu aceito a plausibilidade de muitas teorias sobre como o universo funciona e como ele está estruturado, mas não tenho conhecimento científico (ou filosófico) suficiente para me apegar a nenhuma delas. Definitivamente, acho que mundos paralelos são totalmente credíveis e não é um grande salto da imaginação.
Isa: Do you remember the first horror movie you watched?
Você lembra do primeiro filme de terror que você assistiu?
Graham: I don’t know if this counts, but Gremlins scarred me as a child. I was at a sleepover when I was 14 and my friends put on A Nightmare on Elm Street, and I was so scared I went into another room by myself for 90 minutes. I think the first horror film I remember actively going out of my way to watch was Scream 2, and even that gave me nightmares at the time. I was a late bloomer.
Não sei se isso conta, mas Gremlins me marcou quando eu era criança. Eu estava em uma festa do pijama quando tinha 14 anos e meus amigos colocaram A Hora do Pesadelo, e eu fiquei tão assustado que fui para outro quarto sozinho por 90 minutos. Acho que o primeiro filme de terror que me lembro de ter feito um esforço consciente para assistir foi Pânico 2, e mesmo esse me deu pesadelos na época. Eu era um caso tardio.
Isa: Hostile Dimensions is a scifi/horror/fantasy movie and Death of a vlogger is a horror movie with great critics about internet, but both involve the supernatural. Do you pretend to work with another subgenre?
Hostile Dimensions é uma ficção científica, horror, fantasia e Death a Vlogger é um horror com boas críticas sobre a internet, mas ambos envolvem o sobrenatural. Você pretende futuramente trabalhar com outro subgênero?
Graham: I usually say I’m a horror fan but cinema is my life. I want to explore as many genres and subgenres as I can. Top of the list is action, but of course that’s probably the most unkind genre to low budget filmmakers.
Costumo dizer que sou fã de terror, mas o cinema é minha vida. Quero explorar o maior número possível de gêneros e subgêneros. No topo da lista está a ação, mas, claro, esse é provavelmente o gênero mais ingrato para cineastas de baixo orçamento.
Isa: If you have to choose one horror franchising to direct, which one do you pick?
Se você tivesse que escolher uma franquia de terror para dirigir, qual escolheria?
Graham: I keep daydreaming about this question but always struggle to come up with a good answer. Maybe the VHS franchise. This is maybe a cheat, but I think it’s wild Warhammer hasn’t had a feature film made yet, I’d love to do something with that.
Eu fico sonhando acordado com essa pergunta, mas sempre tenho dificuldade em encontrar uma boa resposta. Talvez a franquia VHS. Isso pode ser uma trapaça, mas acho incrível que Warhammer ainda não tenha um longa-metragem, eu adoraria fazer algo com isso.
Isa: How is working with friends?
Como é trabalhar com amigos?
Graham: It’s the best thing in the world. If I could make a living just making these films with my friends, that would be a dream come true.
É a melhor coisa do mundo. Se eu pudesse ganhar a vida apenas fazendo esses filmes com meus amigos, seria a realização de um sonho.
Isa: Do you have some tips for those who want to start direct movies with a low budget?
Você tem algumas dicas para quem quer começar a dirigir filmes com baixo orçamento?
Graham: I think the biggest realisation I had was to not try and be something you’re not. Audiences are getting more adventurous with what they will watch, and the horror crowd most of all. They’ll give anything a chance if it sounds interesting or new or draws them in in some way. If you try and make a Conjuring-style film (which I love, by the way) you won’t be able to compete.
Lean into your restrictions. Think of how you can make something nobody has seen before. Look at your limitations and think of how you can make them work for you. With Death of a Vlogger my phone was my only camera, so I thought of what would a film shot on a phone be. It made sense it would be a vlogger, and that was the seed of the idea.
Host came out of the prevalence of video calls during lockdown. Skinamarink was mostly a series of static shots of a house at night. The Outwaters made great use of a limited point of view. These limitations all became the special heart of what made them work.
Anyone could technically make a screenlife film with enough patience and youtube tutorials, but instead try and figure out the what the next screenlife, or Host will be. I don’t think anyone has shot an entire feature on a 360-camera yet…
Acho que a maior realização que tive foi não tentar ser algo que você não é. O público está ficando mais aventureiro com o que assiste, especialmente o público de filmes de terror. Eles dão uma chance a qualquer coisa que pareça interessante, nova ou que os atraia de alguma forma. Se você tentar fazer um filme no estilo de Invocação do Mal (que eu adoro, a propósito), não vai conseguir competir.Aproveite suas restrições. Pense em como você pode criar algo que ninguém tenha visto antes. Olhe para suas limitações e pense em como você pode usá-las a seu favor. Com Death of a Vlogger, meu telefone era minha única câmera, então pensei: como seria um filme gravado em um telefone? Fez sentido que fosse um vlogger, e essa foi a semente da ideia.Host surgiu da prevalência das videochamadas durante o confinamento. Skinamarink foi, em grande parte, uma série de tomadas estáticas de uma casa à noite. The Outwaters fez ótimo uso de um ponto de vista limitado. Essas limitações se tornaram o coração especial do que fez esses filmes funcionarem.Tecnicamente, qualquer pessoa poderia fazer um filme de tela com paciência suficiente e tutoriais no YouTube, mas, em vez disso, tente descobrir qual será o próximo estilo de tela, ou Host. Acho que ninguém ainda fez um longa-metragem inteiro com uma câmera 360°.
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