• Tati Regis

30 Moedas para Álex de la Iglesia

O quanto conhecer a obra de um diretor te influencia na leitura de uma obra especifica dele? Pergunto isso porque foi o que aconteceu comigo em relação ao trabalho mais recente do realizador espanhol Álex de la Iglesia, a série 30 Monedas. Quando acabei de ver os oito episódios confesso que fiquei com um ar de decepção pois minha maior lembrança de trabalhos do Álex era o excelente O Dia da Besta (1995), assim como A Comunidade (2000) com a maravilhosa Carmen Maura e o sombrio O Bar (2017).


Resolvi mergulhar numa maratona de seus filmes para entender melhor como se dava todo o processo do diretor. Pouco preocupado em se encaixar como diretor de um estilo só, la Iglesia seja talvez o que se pode chamar de um debochado versátil sem preconceitos. Ele caminha com facilidade pelo terror, comédia, ficção científica, suspense e as vezes até arrisca um romance no meio disso tudo. Talvez dessa salada de frutas venha sua maestria muitas vezes incompreendida, eu que o diga. Ordem passa longe de suas obras, ele gosta mesmo é do caos e, mesmo que em alguns trabalhos ele mostre uma face sombria da humanidade, é com o humor ácido, o deboche ou a crítica social que seus maiores filmes são recheados.



Isso dito, vamos ao que importa. 30 Monedas é uma série de terror, comédia com pegada sobrenatural criada por Álex de la Iglesia para a HBO Europa e conta a história das 30 moedas que foram usadas por Judas Iscariotes para trair Jesus de Narazé. São oito episódios com média padrão HBO de 60 minutos cada e que desenvolve a saga dessas moedas em dias atuais a partir de uma moeda que foi parar numa vila espanhola levada pelo padre Vergara (Eduard Fernández).


Com a chegada dele ao local, uma série de acontecimentos sobrenaturais envolvendo crimes, tentativa de suicido e aparições de monstros gigantes dá-se início e para descobrir o motivo, o padre se junta ao prefeito recém eleito da cidade Paco (Miguel Ángel Silvestre) e a Veterinária Elena (Megan Montaner). Escancarando mais uma vez a grande hipocrisia chamada ser humano, la Iglesia entrega uma obra que a princípio parece o verdadeiro caos, e é. Mas, à medida que os 8 episódios vão se desenrolado, a história confusa vai dando lugar a um caos organizado. rs


No centro dessa trama, além das moedas, está o padre Vergara, um exorcista, ex-pugilista e ex-presidiário que foi exilado pelo Vaticano e agora é o responsável pela paróquia dessa pequena vila. Além da cobiçada moeda de prata, ele carrega consigo traumas e culpas e tudo que deseja é recomeçar a vida num lugar calmo, mas como foi dito mais acima, sua chegada libera maldições e Vergara, Paco e Elena têm a missão de descobrir o que está por trás de tantas tragédias ocorridas na cidade. Eles conseguem respostas que não são nada animadoras e descobrem que a tal moeda é só a pontinha da grande conspiração mundial que envolve o demônio e o Vaticano contra a humanidade.



30 Monedas além de trazer mais uma vez críticas ao catolicismo com um enredo cheio de teorias da conspiração, ocultismo, ameaça à humanidade, política, bruxaria, monstros bizarros, padre badass, ação, aventura, bastante humor e ainda romance (ufa!), ela é um verdadeiro estudo de personagens e aqui destaco Macarena Gomes que interpreta Meche, a esposa do prefeito. Mulher apaixonada que tenta fazer vistas grossas para a infidelidade do marido e ainda tem que se virar em resolver quase tudo na cidade enquanto o marido vive aventuras conspiratórias e extras conjugais. Muita coisa acontece ao mesmo em tempo e isso talvez seja o que mais incomode. Porém, entender que isso é uma constante eu seus trabalhos, tenha me ajudado a ter uma percepção mais relaxada sobre a obra.


Destaques para os efeitos, os monstros e as criaturas que são bem assustadoras e bizarras.

Enfim, depois de várias estranhezas em tela, a começar por uma vaca que dá à luz a um ser humano, 30 Monedas se revela em seus episódios finais frenéticos uma grata surpresa, deixando vários ganchos de histórias para serem possivelmente desenvolvidas numa segunda temporada. Dito isto, independente do trabalho que fizer e dos caminhos que tomar, Álex de la Iglesia é daqueles caras que sempre terá crédito aqui em casa.


30 Monedas (2020)


Criação Álex de la Iglesia, Jorge Guerricaechevarría

Duração 1 Temporada (8 Episódios)

Elenco Eduard Fernández, Megan Montaner, Miguel Ángel Silvestre, Pepón Nieto, Macarena Gómez +


16 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo