• Tati Regis

20 Melhores curtas-metragens de gênero que vi em 2020

É de praxe quando chega o final do ano as listas de melhores filmes aparecerem, mas sempre dando destaque aos longas. Dessa vez quis fazer diferente até pra fazer jus a produção de curtas, que é imensa por sinal, e pelo fato do ano de 2020 ter sido o grande ano dos festivais e mostras de gênero online. Eles tiveram que se adaptar à pandemia e construir de forma virtual o que antes faziam de forma presencial.


De minha parte, que moro no Recife e só ouvia o burburinho nas redes desses festivais, pude acompanhar de perto boa parte deles. Foi enriquecedor e deveras gratificante, já que além de exibir diversos longas e curtas, acontecia também atividades complementares como debates, cursos e oficinas, tudo online, dando acesso para que mais pessoas feito eu, pudessem consumir também desses conteúdos.

Me chamou a atenção a qualidade das produções e temáticas abordadas nos curtas-metragens, então fiz essa lista com filmes da safra 2019/2020. Espero que gostem e fiquem ligados nos festivais em 2021, pois, além de coisas novas, quem sabe se alguns dos curtas-metragens citados aqui não voltam a ser exibidos? Só lembrando que a lista está dividida em nacionais e internacionais.


Curtas Nacionais


01 - Antônia (2020)

Dir. Flavio Carnielle ∙ 9 minutos ∙ País: Brasil


Um casal de idosos se vê diante da morte da filha e da neta para a varíola. É interior do Brasil e eles são muito católicos. Mas, a tragédia familiar abala a fé dos dois fazendo com o que eles tomem uma medida drástica na tentativa de reverter essa injustiça divina. É um curta que tem uma direção de arte impecável, além de trazer um baita elemento surpresa para a obra. Um dos curtas mais premiados de 2020.


02 - Jérôme, Um Conto de Natal (2020)

Dir. Beatriz Saldanha ∙ 4 minutos ∙ País: Brasil


Curta de estreia de Beatriz, conta a história de um gatinho que, após dez meses de pandemia, se vê sozinho quando seu tutor morre. É Natal e ele precisa comer, então Jérôme toma uma decisão que faz com que ele e seus companheiros não fiquem sem ração. Produção totalmente caseira de orçamento zero, planejado, montado e executado pela Beatriz, foi exibido no FANTASPOA fazendo parte da Antologia da Pandemia com mais outras 13 produções nacionais e internacionais e acabou caindo rapidinho no gosto das pessoas gerando uma verdadeira legião de fãs do gato Jérôme. O longa está disponível nas plataformas digitais Apple TV, Google Play, NOW, Vivo Play, Looke, iTunes e YouTube Filmes.


Confira nosso episódio sobre #003 Fantaspoa at Home com Matheus Maltempi


03 - Egum (2020)

Dir. Yuri Costa ∙ 23 minutos ∙ País: Brasil


Filme de terror negro, Egum conta em três partes história de Jonas, um jornalista que se afastou por anos da família após a morte violenta do irmão. Ele precisa retornar para cuidar da mãe que sofre uma enfermidade desconhecida. Depois de uma visita estranha, ele começa a desconfiar que algo sobrenatural se abateu sobre sua família e teme uma nova tragédia. Um curta que aborda de forma metafórica com linguagem surrealista sobre ancestralidade, racismo, violência e genocídio da população negra.


04 - Nimbus (2020)

Dir. Marcos Buccini ∙ 11 minutos ∙ País: Brasil


Quando a fé e uma vela acesa fazem até as nuvens choverem numa terra árida e tida como morta. Uma bela fábula em stop motion sobre como se constrói a chuva e o poder que a natureza tem. Destaque para a construção dos bonecos articulados e para a excelente trilha sonora.


05 - O Anjo no Poço (2019)

Dir. Matheus Marchetti ∙ 14 minutos ∙ País: Brasil


Três primos adolescentes, o Necronomicon, um sacrifício humano e um almoço de Natal. Elementos suficientes para a construção dessa fábula macabra bem humorada, porém diabólica que ainda envolve uma vó de personalidade bem enigmática e interpretada pela excelente Tuna Dwek.


06 - Pop Ritual (2020)

Dir. Mozart Freire ∙ 20 minutos ∙ País: Brasil


Um padre aprisiona um vampiro de aparência andrógina repleta de adereços num quarto para fins experimentais onde as únicas testemunhas dessa incomum relação somos nós, espectadores. Uma forma particular e criativa de contar a velha e já batida história de vampiro com toques de exorcismo e erotismo. Também nos faz questionar quem é presa de quem. Deveras interessante.


07 - Caranguejo Rei (2019)

Dir. Enock Carvalho e Matheus Farias ∙ 23 minutos ∙ País: Brasil


Eduardo é chefe de uma empreiteira no Recife e tem que lidar com a aparição repentina de caranguejos em diversos pontos da cidade. Ele carrega uma doença misteriosa e talvez esteja aí a resposta para as aparições. O curta se utiliza de alegorias e aspectos urgentes do Recife para construir essa história de terror com uma pegada de vingança.


08 - A Manicure (2019)

Dir. Marina Stuchi ∙ 14 minutos ∙ País: Brasil


O curta com uma pegada bem realista conta a história de uma manicure que sente prazer em torturar. Ela tem as ferramentas e as vítimas perfeitas para seu deleite estranho, suas clientes. O curta aborda de forma alegórica as pequenas torturas que mulheres passam em nome da beleza. Com Mariana Zani protagonizando essa bizarra e sanguinária história de terror e comedia.


09 - 5 Estrelas (2020)

Dir. Fernando Sanches ∙ 18 minutos ∙ Pais: Brasil.


Uma renomada e talentosa atriz precisa ir a uma festa no interior e chama um Uber para fazer a viagem. Ela fica surpresa e aliviada ao perceber que quem vai conduzi-la é uma motorista que não para de falar dando inicio a uma sequencia de acontecimentos estranhos fazendo com que a viagem que de início parecia tranquila, vire momentos de verdadeiro pavor e tensão. Estrelado pelas maravilhosas Gilda Nomacce e Luciana Paes, o que torna ainda mais atraente o curta.


10 - O Presidente Assustado (2020)

Dir. Marcos Serafim e Zé Kielwagen ∙ 26 minutos ∙ País: Brasil


Um presidente recém eleito e sua primeira dama estão de mudança para o palácio presidencial e tem de lidar com fenômenos sobrenaturais em sua primeira noite no lugar, colocando à prova todo o amor que um sente pelo outro. Com Gurcius Gewdner no elenco, o curta tem uma pegada bem de sátira anarquista com os governos neofascistas. Super divertido e com bastante gore.

Curtas Internacionais


11 - Rebooted (2019)

Dir. Michael Shanks ∙ 13 minutos ∙ País: Austrália


Uma excelente animação que conta de forma bem humorada a triste história de um outrora respeitado esqueleto ator de filmes em stop motion. Ele arquiteta uma vingança ao descobrir que não foi chamado para o reboot de seu maior sucesso. É um curta que causa uma grande nostalgia aos amantes dos efeitos práticos, além de ter por trás uma crítica ao uso excessivo de efeitos digitais.


12 - Made in Xpain (2020)

Dir. Coke Riobóo ∙ 11 minutos ∙ País: Espanha


Na Espanha pós-apocalíptica, várias tribos tentam sobreviver em meio a saqueadores, a violência policial, do estado e da igreja. Apenas um tipo de vinho peculiar os mantém vivos. Resta saber qual tribo sobreviverá ao caos. Mais uma bela animação feita em stop motion.


13 - Segregatio (2020)

Dir. Jowy Santiago∙ 13 minutos ∙ País: Porto Rico


Um padre e duas freiras, isolados dentro da igreja, jogam tranquilos um carteado. Enquanto isso, algo pavoroso acontece lá fora. Mas, parece que uma das freiras não está muito satisfeita com a passividade dos colegas e dá-se inicio uma discussão se vale ou não a pena salvar as pessoas lá fora.


14 - Bodyman: Experience Required (2019)

Dir. Ryan R. Browne e Nick Ciffone ∙ 10 minutos ∙ País: EUA


Num futuro próximo, quando mortes por tiroteios se tornam ocorrências diárias, um desajustado trabalhador, responsável por limpar os mortos das ruas, se candidata para uma vaga num novo posto governamental, conhecido como "bodyman". É um filme que aborda camadas como uso indiscriminado de armas, racismo e diversos outros tipos de violência.


15 - No Podras Volver Nunca (2020)

Dir. Monica Mateo∙ 14 minutos ∙ País: Espanha


Ana e David se despedem um do outro no corredor do prédio. Ele entra e ela segue pelo corredor prometendo voltar, mas acontece algo extraordinário que faz mudar toda sua realidade e seu tempo.


16 - Avarya (2019)

Dir. Gökalp Gönen ∙ 20 minutos ∙ País: Turquia


Um humano e um robô embarcam numa nave espacial que é a réplica perfeita de sua casa. Ele está a procura do planeta perfeito para passar a vida que lhe resta. Mas, o robô acha que nenhum planeta presta, então o humano já esgotado da busca, acha uma brecha revelando assim um segredo obscuro. Um curta de animação sci-fi belíssimo.


17 - Synchronizacja ( 2019)

Dir. Anna Kasińska ∙ 20 minutos País: Polônia


O ano é 2084 e os homens estão quase em extinção. Em uma vila antiga, cercada de plantas, quatro mulheres vivem em absoluta simbiose. Elas esperam que seus ciclos menstruais sincronizem com a finalidade de serem mães. Existe um único doador e ele aparece num super jantar de gala preparado por elas, no entanto, um acidente inesperado acontece e elas temem que o tão sonhado desejo de ser mãe, não aconteça.


18 - 616 (2019)

Dir. Hiram Rodrigrez ∙ 15 minutos País: México


Uma animação de terror em stop motion que mostra uma criança numa missão incansável em descobrir uma cura para alguém muito importante que ele mantém preso no porão. Do que a pessoa sofre, só saberemos no final.


19 - Me Debes Uno (2020)

Dir. Luis Galindo∙ 8 minutos País: Espanha


Antonio é um pai que não gosta de superstições e quando vê o dente recém caído da filha, ele joga no lixo. Triste, sua filha escreve uma carta se desculpando ao camundongo Pérez, o equivalente à nossa fada do dente. O ato do pai tem consequências e elas podem ser horríveis. Um curta bem humorado e sangrento no qual a lição que se tira é nunca brincar com as ilusões de uma criança.


20 - Bos (2019)

Dir. Steffen Geypens∙ 9 minutos País: Bélgica


Dois adolescentes que fazem atividade física numa floresta de misterioso silêncio. O ambiente perfeito para que surja a tensão entre os personagens no momento pré beijo. Nada naquele espaço importa e isso faz com que os dois não percebam as armadilhas invisíveis do lugar. A desatenção do rapaz os leva para uma dimensão claustrofóbica dando sequencia a momentos de pura tensão e suspense.

Fim. Ops, pera. Se você chegou até aqui, obrigada pela sua atenção.

Posts recentes

Ver tudo
Background.png
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now