top of page

10 Filmes de Terror sobre Clones, Doppelgänger e Impostores

O episódio "Black Stockings" da série Lore conta sobre um curioso caso que ocorreu na Irlanda no século XIX, onde um homem se convenceu de que sua esposa fora substituída por uma fada com poderes de mutação. Mas apesar de raro, tal acontecimento já foi presenciado outras vezes, dando origem inclusive ao diagnóstico intitulado Síndrome de Capgras, onde uma pessoa sofre com a crença ilusória de que um conhecido foi substituído por um impostor idêntico.


Mas mesmo que em níveis diferentes, a humanidade como um todo teme representações que se assemelham a humanos (como manequins, bonecas e robôs) e que entram no vale da estranheza. Portanto é natural que essa temática seja abordada dentro do cinema de gênero, uma vez que é um medo comum que podemos nos relacionar. E exatamente por isso que decidimos listar 10 filmes de terror sobre clones, doppelgänger e impostores para você conferir nesse final de semana. Mas depois não esqueça de verificar se o seu reflexo no espelho não está se movimentando sozinho! 😰

 

Kotoko (2011)


DIR. SHINYA TSUKAMOTO

Kotoko conta um drama violento e duro, onde uma mãe solteira é atormentada por uma doença chamada diplopia, cujo o principal sintoma é visão dupla, tem que cuidar do seu filho nesse estado, o que a leva a crises nervosas. Além disso, seus vizinhos começam a suspeitar de que ela maltrata o bebê, e lhe tiram a custódia da criança.


Ouça nosso episódio sobre #037 Kotoko

 

Bilocation (2013)

Bairokêshon


DIR. MARI ASATO

Uma aspirante a pintora vê em seu quadro, sua última chance de ser bem sucedida como artista. Certo dia, ao ser acusada de falsificar dinheiro, ela é levada por um detetive a um lugar onde toma conhecimento da existência de “bilocações”, fenômenos sobrenaturais que assumem forma humana igual à da pessoa original. Porém esses clones surgem com um propósito e características herdadas das pessoas originais, colocando em risco não só suas identidades, mas também suas próprias existências.

 

A Maldição da Floresta (2015)

The Hallow


DIR. CORIN HARDY

O longa conta a história de uma família inglesa que vai morar em uma parte isolada da Irlanda. O intuito do pai é estudar a floresta para futuras construções. Mas sua ação acaba perturbando seres demoníacos que vivem no local e começam uma série de ataques contra a família.


 

Cam (2018)

DIR. DANIEL GOLDHABER

Uma camgirl com a popularidade em alta tem sua conta roubada por uma sósia e precisa identificar a farsante para reaver sua identidade.

 

Head Count (2018)


DIR. ELLE CALLAHAN

Grupo de jovens passeando pelo deserto de Joshua Tree, na Califórnia, se vê às voltas com uma entidade sobrenatural que parece enganá-los tomando os lugares de cada um deles.


Ouça nosso episódio sobre #032 Head Count

 

O Bosque Maldito (2019)

The Hole in the Ground


DIR. LEE CRONIN

Uma mãe solteira se vê presa entre a racionalidade e o inexplicável quando ela se convence que seu pequeno filho foi transformado por algo sinistro que vem das profundezas de um misterioso buraco.

 

Daniel Isn't Real (2019)


DIR. ADAM EGYPT MORTIMER

Luke, um estudante universitário, sofre um trauma familiar violento. Em seguida, ele ressuscita Daniel, seu amigo de infância imaginário para ajudá-lo a lidar com o problema, sem perceber quão perigoso é Daniel.


Ouça nosso episódio sobre Pocket Horror #031 Daniel Isn't Real

 

Dead Dicks (2019)


DIR. CHRIS BAVOTA, LEE PAULA SPRINGER

Depois que Becca recebe uma ligação angustiante de seu irmão suicida Richie, ela corre até seu apartamento e o encontra vivo e bem – cercado por cópias de seu próprio cadáver.

 

Possessor (2020)

DIR. BRANDON CRONENBERG

Tasya Vos é uma agente de uma organização secreta que usa uma tecnologia implantada no cérebro para habitar corpos de outras pessoas - em última análise, levando-os a cometer assassinatos para clientes milionários. Mas quando um trabalho dá errado, Tasya se vê presa na mente de um hospedeiro imprevisível.


 

Tentáculos (2021)

Tentacle


DIR. CLARA ARANOVICH

Após se conhecerem, o casal Tara e Sam se apaixonam completamente um pelo outro, engatando num romance e enlaçando suas vidas — até que sua intimidade se transforma em algo aterrorizante.

 

Gostou da lista? Então comente, curta e compartilhe com os amigos!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page