• Allan Azevedo

À Espreita do Mal (I See You)

À Espreita do Mal é o tipo de filme do qual não se pode comentar muito em uma resenha. Trata-se de um longa-metragem que depende tanto de seus plot twists, que qualquer maior descrição de sua trama corre o perigo de adentrar o território dos spoilers.


Porém, o filme é tão altamente divertido, tenso, surpreendente e macabro, que mesmo assim me arriscarei a tentar descrever um pouco do que foi o filme, que sem dúvidas, renderá discussões por onde passar.



O filme tem início com o que parece ser uma sequência de sonho, onde um garoto de 12 anos de idade pedala sua bicicleta por uma trilha na mata, até que ele é subitamente lançado para trás no ar, como se tivesse sido agarrado por mãos gigantescas e invisíveis, desaparecendo completamente.


Em seguida o público é apresentado aos Harpers, uma família classe média-alta dona uma residência luxuosa, mas que vive um relacionamento turbulento.


Jackie (Helen Hunt, de Twister e Melhor é Impossível), está tentando evitar uma separação após se envolver em um relacionamento extraconjugal e tem que lidar com a rejeição de seu filho Connor (Judah Lewis, de Summer of 84) que nem consegue mais olhar para sua mãe. O marido Greg interpretado por Jon Tenney (Tombstone: A Justiça está Chegando), parece encarar a situação de forma mais tranquila, apenas dormindo no sofá.



Greg é policial e está investigando um desaparecimento do garoto de 12 anos que sumiu no início do filme, e que parece ter sido vítima de um sequestrador em série que já havia atacado na cidade anos antes.


Para complicar ainda mais a trama, o amante da esposa aparece para uma visita, e então tudo se transforma em um turbilhão na vida daquela família.


O diretor Adam Randall e o roteirista Devon Graye imprimem uma dinâmica acelerada ao filme. Os relatos acima acontecem ainda nos minutos iniciais do longa. O filme toma rumos inimagináveis e angustiantes, inclusive mudando o ponto de vista de vários eventos anteriormente apresentados.



À Espreita do Mal é muito assertivo em demonstrar que a humanidade não é boa e nem má e que a escuridão existe dentro de todos nós.


Em um nível mais técnico, o filme é tão impressionante quanto enigmático e divertido. A trilha sonora nada convencional trazida por William Arcane é intrigante e incomoda nas horas certas e o design de produção acertou na criação de uma máscara que seria digna de entrar no rol das grandes máscaras do cinema de horror.


Se você procura por thriller que apresenta uma sequência de emoções, sustos e surpresas esse filme é uma boa escolha. Com um elenco afiado e uma inacreditável sequência de reviravoltas, o filme tem tudo para se tornar um de seus preferidos.


À Espreita do Mal (2019)

I See You


IMDb | Rotten Tomatoes | Letterboxd | Filmow

Direção Adam Randall

Duração 1h38min

Gênero(s) Terror, Thriller

Elenco Helen Hunt, Jon Tenney, Judah Lewis +

Posts recentes

Ver tudo